Equipa Móvel de Proximidade | Atividade no mês de dezembro

A Equipa Móvel de Proximidade estará em funcionamento durante o mês de dezembro, porém com um modelo de atuação excecional face às especificidades deste período. Devido a diversos constrangimentos e às atividades previamente agendadas para este mês festivo, a carrinha não irá percorrer as freguesias do concelho, como habitual.

Assim, a Equipa Móvel de Proximidade estará no Mercado Municipal de Celorico da Beira, todas as terças-feiras de dezembro, entre as 9h30 e as 12h00, garantindo, ainda assim, a continuidade do apoio prestado às populações.

Recordamos que esta equipa multidisciplinar é constituída por quatro elementos, representantes das entidades parceiras: Câmara Municipal de Celorico da Beira, Bombeiros Voluntários, GNR e ULS Guarda. O seu principal objetivo é prestar apoio à comunidade nas áreas da saúde e ação social, segurança e proteção civil, aproximando os serviços públicos das pessoas e reforçando a sua presença no território.

PROTEJA-SE DO FRIO! Recomendações da Unidade de Saúde Pública

Na sequência do acentuado arrefecimento previsto para os próximos dias, a Unidade de Saúde Pública da Guarda, alinhada com a Delegação Regional do Centro da DGS, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2025-2026 e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde, vem chamar a atenção para as medidas de proteção da saúde perante o frio:

  • Mantenha o conforto térmico das habitações, assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários (abertura intermitente de janelas e portas em horas do dia mais favoráveis).
  • Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão: além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, potencialmente mortais, pelo monóxido de carbono.
  • Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e, nos dias mais frios, cubra as extremidades (cabeça e mãos) se tiver de sair de casa.
  • Mantenha os pés quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado.
  • Tome banho com água não muito quente e garanta que a temperatura ambiente do quarto de banho é confortável. Vá reduzindo, progressivamente, a temperatura da água do banho.
  • Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida.
  • Reforce a sua alimentação e ingira bebidas e alimentos quentes (sem ser demasiado quentes, pelo risco de queimadura…), como sopas, chás ou leite. Evite as bebidas alcoólicas, porque desidratam e fazem perder calor;
  • Mantenha a atividade física (por exemplo, fazendo movimentos suaves de braços ou mãos/dedos, para se manter mais quente), mas evite o exercício físico intenso ou extenuante ao ar livre.
  • Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.
  • Contacte, com regularidade, os seus familiares ou amigos que vivem isolados, em especial se idosos ou acamados. Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais.
  • Atenção às quedas: utilize calçado antiderrapante e evite saídas em períodos de chuva ou geada.
  • Vacine-se, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e do seu médico. Na presente época sazonal, a vacinação contra a gripe é especialmente importante em crianças, idosos e em portadores de doença crónica; e a vacinação COVID-19 de acordo com os grupos elegíveis.
  • Caso desenvolva sinais ou sintomas de infeção (febre/arrepios de frio, dores musculares, tosse, falta de ar de início súbito ou agravada…), mantenha-se isolado em casa e contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação, evitando idas desnecessárias aos serviços de urgência.

Recomenda-se ainda o acesso regular aos sítios institucionais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera/IPMA (previsões e avisos meteorológicos) e ao sítio da Proteção Civil, para mais informações. No respeitante ao aconselhamento em saúde, poderá aceder ao sítio da Direção-Geral da Saúde.

Consulte aqui as Recomendações da Unidade de Saúde Pública.

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas | 20 novembro

O Município de Celorico da Beira associa-se, à Campanha Nacional de Consciencialização para o Cancro do Pâncreas, promovida pelo Clube Português do Pâncreas (CPP). A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, assinalado a 20 de novembro, e tem como mote “O tempo de agir é agora”.

Com esta iniciativa pretende-se alertar a população para o aumento da incidência e mortalidade deste tipo de cancro — considerado um dos mais letais e silenciosos — e reforçar a importância da prevenção, da vigilância dos fatores de risco e da deteção precoce.

O cancro do pâncreas é frequentemente diagnosticado tardiamente devido à ausência de sinais específicos numa fase inicial. Entre os sintomas mais comuns encontram-se:

•     dor abdominal que pode irradiar para as costas;
•     perda de peso inexplicável;
•     alterações digestivas (indigestão, vómitos, diarreia);
•     aparecimento súbito ou agravamento de diabetes;
•     icterícia (pele e olhos amarelados).

A prevenção continua a ser o meio mais eficaz para reduzir o risco da doença. Embora a idade e fatores genéticos não possam ser modificados, vários hábitos de vida desempenham um papel determinante na proteção da saúde pancreática. Assim, recomenda-se:

•     evitar o consumo de tabaco;
•     manter um peso saudável;
•     praticar atividade física de forma regular;
•     adotar uma alimentação equilibrada, reduzida em açúcares refinados, gorduras e alimentos processados.

Ao associar-se a esta campanha, o Município de Celorico da Beira reforça o seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, sensibilizando a população para uma problemática cuja gravidade continua a aumentar a nível nacional e internacional.

O tempo de agir é agora.
Mais informações disponíveis em: www.saudedigestiva.pt

Gripe Aviária | Informação à População

O Município de Celorico da Beira informa que, face ao aumento significativo de focos de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade registado na Europa nas últimas semanas, foram reforçadas as medidas de prevenção e controlo da doença.

Para proteger as aves de capoeira e todas as aves mantidas em cativeiro, o Edital n.º 36 determina o confinamento obrigatório destas aves nas freguesias incluídas na lista de Zonas de Alto Risco para a gripe aviária.

A DGAV apela ainda ao cumprimento rigoroso das práticas de biossegurança, fundamentais para proteger a saúde animal e prevenir a disseminação do vírus.

O Município reforça a importância de todos os avicultores, produtores e detentores de aves cumprirem estas orientações, contribuindo para a proteção da atividade agrícola e para a saúde das populações.

 

Assembleia Comunitária | JF de Vale de Azares

O município de Celorico da Beira levou a efeito, nesta quarta-feira, 19 de novembro, na sede da Junta de Freguesia de Vale de Azares, a atividade “Assembleia Comunitária”, dinamizada pelo CLDS 5G Celorico Solidário.

O objetivo foi promover o debate, partilhar ideias e fomentar a participação da comunidade, com vista a encontrar soluções impulsionadoras da melhoria das condições de vida dos habitantes deste território, devendo as mesmas serem encaminhadas para as Entidades competentes, com vista à sua implementação.

Inserida no eixo 4 – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção – do Projeto do CLDS 5G Celorico Solidário, a iniciativa “Assembleia Comunitária” será levada a cabo em todo o concelho, em estreita colaboração com as juntas de freguesia.

Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira celebra mais de 450 anos de História

A Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira vai promover, nos próximos dias 21 e 22 de novembro, as “Jornadas de Comemoração – Mais de 450 Anos de História”, um programa evocativo que destaca o legado, o serviço social e o papel desta instituição secular na comunidade celoricense.

As comemorações incluem iniciativas de carácter religioso e cultural, entre as quais se destaca um simpósio dedicado à história, missão e contributo das Misericórdias ao longo dos séculos. O programa integra também a receção ao Bispo da Guarda, D. José Miguel Barata Pereira, marcada para sexta-feira, às 16h00 na Igreja da Misericórdia e aberta a toda a comunidade. Seguir-se-á uma visita ao Lar de S. Francisco, onde o prelado contactará com os utentes e presidirá à eucaristia anual dos Irmãos da Santa Casa.

O Município de Celorico da Beira associa-se a esta celebração, reconhecendo o papel fundamental da Santa Casa pelo seu percurso histórico, social e humano, essencial no apoio às famílias e na construção da identidade local.

CPCJ | Comemoração | 36 º Aniversário | Direitos da Criança | Operação Stop Simbólica 

No âmbito das iniciativas programadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico da Beira para assinalar o 36.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, teve lugar nesta quarta-feira, 19 de novembro, ao início da tarde, a “Operação Stop Simbólica”, uma ação conjunta sobre Direitos da Criança, com o envolvimento dos alunos do 4º ano de escolaridade, dinamizada pela GNR do Posto Territorial de Celorico da Beira e o Agrupamento de Escolas.

Da iniciativa constou a entrega aos automobilistas de flyers alusivos aos Direitos da Criança, aprovados pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.

Além do Horizonte – A Travessia

O Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu este sábado, 15 de novembro, uma Sessão Especial da Antestreia do filme “Além do Horizonte – A Travessia”, que contou com a presença do realizador Fernando Vendrell.

O filme revisita um dos capítulos mais marcantes da história da aviação mundial: a ousada travessia aérea do Atlântico Sul realizada pelo celoricense Sacadura Cabral e por Gago Coutinho, entre março e junho de 1922. Há mais de 100 anos, estes dois pioneiros portugueses abriram caminho para a navegação aérea moderna, introduzindo inovações científicas que viriam a transformar a aviação e a forma como o mundo se conecta.

Em “A Travessia”, Fernando Vendrell condensa de forma envolvente e rigorosa este feito histórico, oferecendo ao público um olhar cinematográfico que combina emoção, aventura e conhecimento. Um filme que honra o espírito e a determinação destes heróis nacionais — e que, inevitavelmente, desperta orgulho em todos os celoricenses, pela oportunidade de celebrar a memória de um dos seus mais ilustres filhos.

O Município de Celorico da Beira agradece a presença do realizador e de todos os participantes, que encheram o Centro Cultural para homenagear um marco inesquecível da nossa identidade coletiva.

Assembleia Comunitária | JF Vale de Azares | 19 novembro

O município de Celorico da Beira vai levar a efeito no próximo dia 19 de novembro, pelas 18H00, na sede da Junta de Freguesia de Vale de Azares, a atividade “Assembleia Comunitária”, dinamizada pelo CLDS 5G Celorico Solidário.

A ação objetiva promover o debate, partilhar ideias e fomentar a participação da comunidade, com vista a encontrar soluções impulsionadoras da melhoria das condições de vida dos habitantes deste território, devendo as mesmas serem encaminhadas para as Entidades competentes, com vista à sua implementação.

Inserida no eixo 4 – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção – do Projeto do CLDS 5G Celorico Solidário, a iniciativa “Assembleia Comunitária” será levada a cabo em todo o concelho, em estreita colaboração com as juntas de freguesia.

Equipas Móvel de Proximidade | Cancelamento da Deslocação

Informa-se que, devido às condições meteorológicas adversas verificadas hoje, não será possível a deslocação da Equipa Móvel de Proximidade às freguesias previstas.

Agradecemos a compreensão de todos.

47ª Feira do Queijo | Celorico da Beira | 20 a 22 de fevereiro 2026

A Capital do Queijo Serra da Estrela, vai estar em festa de 20 a 22 de fevereiro de 2026, para receber a 47ª Feira do Queijo.

Evento maior do calendário de eventos do município de Celorico da Beira, a Feira do Queijo vem-se afirmando e conquistando, ano após ano, cada vez mais visitantes, tornando-se uma referência na região da Serra da Estrela.

O queijo made in Celorico da Beira, produto endógeno de excelência é, obviamente, o rei da festa e a sua atração principal. Mas, a Feira do Queijo é também a oportunidade para celebrar a ruralidade, a tradição, a cultura, os saberes e os sabores celoricenses, sempre em ambiente de grande animação.

Fica o convite.

Informação | Agravamento das Condições Meteorológicas

De acordo com o Aviso/23/DCS/2025 da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil prevê-se, para os próximos dias, um agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido à depressão CLÁUDIA com precipitação persistente, por vezes forte, vento e agitação marítima, ocidental.

Aldeias para Crianças | Visitas ao Património | 1º Ciclo Ensino Básico | Ano Letivo 2025/26

Com o início do novo ano letivo (2025/26), retomou-se a atividade “Aldeias para Crianças”, iniciada no passado mês de março, que pretende levar as crianças do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira a descobrirem a riqueza patrimonial de algumas das aldeias, as tradições e a memória coletiva do município, guiadas pelo olhar, a sensibilidade e os saberes de seniores locais.

Coube desta feita às crianças da escola EB1 de S. Pedro e uma turma da EB1 de Lajeosa do Mondego vivenciarem experiências enriquecedoras e únicas, nas aldeias de Cadafaz, Fornotelheiro,  Prados,  Vale de Azares e  Aldeia da Serra. Aqui saborearam maçãs  bravo de esmolfe, acabadas de colher; entraram nos fornos comunitários, nas capelas e nas igrejas; enriqueceram o vocabulário com palavras novas ao ver poleiros, mós e marcas antropopaicas; perceberam a importância e a função social das fontes e dos tanques e ouviram histórias sobre a emigração a salto nos anos de 1960 e dos sonhos dos partiram que transportaram nas bagagens: regressar à terra que os viu nascer.

As visitas vão terminar na próxima primavera. O ponto final da iniciativa vai acontecer no final deste ano letivo, com uma exposição dos trabalhos realizados pelas crianças nas salas de aulas, alusivos às aldeias visitadas, as suas tradições e à riqueza do seu património arquitetónico, cultural e gastronómico.

Serão as aldeias e o concelho representados pelo olhar e a sensibilidade das crianças.

BikePark Cadafaz Rapa recebeu etapa final da Taça de Portugal Enduro BTT

O BikePark Cadafaz Rapa, na Aldeia de Montanha de Cadafaz, no concelho de Celorico da Beira, acolheu nos dias 8 e 9 de novembro a etapa final da Taça de Portugal Enduro BTT, presented by Shimano.

O evento foi organizado pela Associação de Solidariedade do Cadafaz, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, e contou com o apoio do Município de Celorico da Beira, da União de Freguesias de Rapa e Cadafaz e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira. A prova contribuiu fortemente para a consolidação do caminho de afirmação, valorização e desenvolvimento desta modalidade desportiva na região da Serra da Estrela.

As sumptuosas paisagens de montanha, aliadas à excelência dos trilhos e superfícies do BikePark Cadafaz Rapa, atraíram cada vez mais atletas ao Cadafaz/Rapa Enduro BTT, uma modalidade que pôs à prova as qualidades técnicas e físicas dos praticantes e testou a resistência de todos os participantes.

Neste ano, participaram mais de 150 atletas, vindos de diversas regiões do país, ilhas e também do estrangeiro. Durante o fim de semana, os desportistas desfrutaram do ar puro da montanha e da beleza arrebatadora da paisagem, enquanto enfrentaram trilhos desafiantes, com curvas e inclinações quase impossíveis, que aumentaram a velocidade e a adrenalina.

No total, a prova incluiu cinco percursos especiais cronometrados e outras tantas ligações, que perfizeram 30 km de percurso repletos de emoção, esforço e espírito competitivo.

(algumas fotografias foram gentilmente cedidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo )

Celorico da Beira | Sessão de Esclarecimento | 12 novembro | 18H30

O NERGA, em colaboração com o Município de Celorico da Beira e o Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, vai levar a efeito no próximo dia 12 de novembro, pelas 18H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de esclarecimento “Medidas de Apoio à Contratação”, dirigida a empresas e Entidades Privadas sem fins lucrativos.

Trata-se de uma iniciativa que visa dar a conhecer os incentivos disponíveis para a contratação de trabalhadores, bem como, as condições de acesso, os procedimentos de candidatura e as boas práticas de gestão dos apoios.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição aqui.
Fica o convite.

Festa da Castanha animou Prados com sabores e tradições do outuno

A Festa da Castanha regressou nos dias 8 e 9 de novembro a Prados, a Aldeia de Montanha mais alta do concelho, com 1134 metros na Penha, situada no planalto beirão, nas faldas da Serra da Estrela.

Organizada pela Junta de Freguesia de Prados, com o apoio do Município de Celorico da Beira e das Aldeias de Montanha, o evento pretendeu homenagear e exaltar a rainha da festa, a castanha, nas variedades longal e martainha, a excelência da sua qualidade, o peso que representou na economia local, bem como constituiu uma verdadeira montra de produtos outonais serranos, a par de outros produtos endógenos como o queijo, o requeijão e o borrego Serra da Estrela.

Durante o fim de semana a aldeia de Prados recebeu de braços abertos os visitantes num clima de festa, perfumado com os cheiros e sabores do outono que fomentaram a alegria e convidaram à confraternização e à partilha. Os participantes foram presenteados com um vasto e recheado programa, onde não faltaram a música, do fado às concertinas, ao folclore e ao folk, o desporto com uma caminhada e o início do Campeonato de Enduro – Taça de Portugal – Bikepark Cadafaz-Rapa, o tradicional Mercadinho D’Aldeia, degustações variadas e, obviamente, os tradicionais magustos.

Workshops | 11 novembro 2025

Vai ter lugar no próximo dia 11 de novembro, pelas 10H00, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, os workshops “Direitos e Deveres” e “Como Elaborar um CV”, dirigidos às comunidades de imigrantes e/ou pessoas desempregadas.

Enquadrada no Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação, do CLDS 5G Celorico Solidário, esta ação tem o intuito de capacitar os/as participantes dotando-o/as de conhecimentos e comportamentos propiciadores da inclusão social e, sobretudo, da integração profissional, de forma mais célere e eficaz, resultando consequentemente, menos exclusão social e mais crescimento e desenvolvimento socioeconómico.

A participação nos workshops é gratuita mas carece de inscrição prévia:

celoricosolidario@cm-celoricodabeira.pt

Tel: 27174 74 00

Filme | Antestreia | Além do Horizonte – A Travessia

O Centro Cultural de Celorico da Beira recebe no próximo dia 15 de novembro, pelas 21H30, uma Sessão Especial da Antestreia do Filme “Além do Horizonte – A Travessia”, com a presença do realizador Fernando Vendrell.

Depois do país celebrar em 2022, o Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro, feito homérico à época, que catapultou o celoricense Sacadura Cabral e Gago Coutinho para as páginas da História da Aviação Portuguesa e Mundial, o cinema vem agora imortalizar esta arrojada viagem transportando-a para os ecrãs com o filme “Além do Horizonte – A Travessia”, com a participação de um leque de artistas do mais alto gabarito: Gonçalo Waddington, Francisco Froes, Miguel Damião, Júlia Palha, Soraia Chaves, Adriano Luz e Vicente Wallenstein.

O filme centra-se nas peripécias e adversidades da viagem mas, também, nos sonhos, nas ambições, na audácia e na coragem dos aviadores que não desanimaram nem desistiram frente às limitações e falhas técnicas. Retrata  também a ousadia, a tenacidade e a resiliência destes pioneiros da aviação para encurtar distâncias e ligar os povos por via aérea, desbravando o desconhecido, apesar dos parcos recursos materiais que dispunham, mostrando ao mundo que com fé e determinação, os obstáculos são ultrapassáveis. Este grande sonho de Sacadura Cabral só foi travado pelo seu trágico desaparecimento no Mar do Norte a 15 de novembro de 1924, quando pilotava um hidroavião Fokker para Lisboa, vindo de Amsterdão.

Sendo Celorico da Beira, o berço de Sacadura Cabral, o município recebe esta sessão especial de antestreia do filme, no dia que se assinala o 101º aniversário do seu desaparecimento, constituindo uma singela homenagem a este heroico aviador e mentor da travessia transatlântica.

Além do Horizonte – A Travessia estreou-se no Tribeca Festival Lisboa 2025 e chegará às salas de cinema de todo o país, em janeiro de 2026.

 Classificação: M/12

Preço: grátis mas sujeito ao levamento prévio dos bilhetes na bilheteira do CCCB.

Ficha Técnica

Realização: Fernando Vendrell
Argumento: Filipe Santos, João Canelo, Diogo Figueira, Tota Alves, Fátima Ribeiro, José Diogo Gonçalves, Rúben Gonçalves e Isabel Pestana
Música Original: Armando Teixeira
Fotografia: Pedro Cardeira
Produção: David & Golias
Elenco Principal: Gonçalo Waddington, Francisco Froes, Miguel Damião, Júlia Palha, Vicente Wallenstein, Soraia Chaves e Adriano Luz

‘Auto das Anfitriãs’ |  Comunidade Escolar

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, subiu ao palco no Centro Cultural de Celorico da Beira o ‘Auto das Anfitriãs’, pelo Teatro Nacional D. Maria II, um espetáculo, hoje, para a comunidade escolar, de Inês Vaz e Pedro Baptista, a partir de Luís de Camões.

Esta digressão realiza-se no âmbito do projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI.

Este espetáculo baseia-se no “Auto chamado dos Enfatriões”, uma das três peças de teatro escritas por Luís de Camões e a única que se inspirou num texto de teatro da época romana: o “Anfitrião” de Plauto.

A trama de Anfitrião e Almena foi (re)escrita muitas vezes ao longo dos tempos, destacando-se, depois de Plauto, adaptações de Camões, de Molière, de John Dryden, de Heinrich von Kleist, de Giselher Klebe e de Jean-Luc Godard, entre outros.

Esta produção do Teatro Nacional D. Maria II está integrado no projeto Próxima Cena – uma parceria com a Fundação ”la Caixa” e colaboração com o BPI – que procura promover o acesso à cultura e o desenvolvimento e valorização de públicos, com especial foco nos territórios do país de baixa densidade populacional.

Escolas do 1º Ciclo | Simulacros | outubro 2025

Numa ação concertada entre o município de Celorico da Beira, o Agrupamento de Escolas e os Bombeiros Voluntários, decorreram em outubro, várias ações de dinamização de simulacros, nas escolas de 1º ciclo do concelho, no âmbito do eixo 4 – Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção, do CLDS 5G Celorico Solidário.

A iniciativa teve o propósito de instruir, sensibilizar, capacitar a comunidade escolar com ferramentas e atitudes em resposta a situações de emergência como incêndios e acidentes, a saber: ligar o 112 e o que dizer (nome, local, morada); simulação de caso de incêndio na sala de aula (nomear um líder de grupo; formar fila indiana; a professora vai no fim; não abrir janelas; tocar com as costas da mão na porta para verificar se está quente ou não, se estiver quente devem permanecer deitados ou agachados e se estiver fria, deve abrir devagar e dirigir-se para o exterior; localizar o botão de alarme, etc.), e identificar o ponto de encontro na rua.

A título de curiosidade e de forma descontraída mas, pedagógica, os alunos aprenderam a utilizar o extintor e ficaram a conhecer os utensílios que os bombeiros utilizam para diferentes fases do fogo. Para conferir maior realismo às simulações ou simplesmente para concretizar um sonho, as crianças vestiram a farda dos bombeiros, pegaram nas mangueiras de água e entraram no veículo dos bombeiros.

final da atividade, todos os alunos foram agraciados com o flyer da Proteção Civil: “Incêndios na escola – sabem o que fazer?”