Celorico da Beira, é um concelho que encanta pelas suas paisagens, pelo seu património e pela sua gastronomia.

Localizado geograficamente na região da Beira Interior, distrito da Guarda, o concelho de Celorico da Beira, com uma extensão de 249 Km2, pode ser considerado um concelho de média dimensão. Com características geomorfológicas muito próprias, é formado por duas áreas completamente distintas, uma zona de Serra e zona mais plana junto a bacia do rio Mondego.

O território administrativo de Celorico da Beira, cuja fundação remonta a meados do século XII, integra diversos espaços com cronologias e funcionalidades distintas que documentam a sua antiguidade e são os testemunhos da memória histórica e coletiva do concelho.

Concretamente no concelho de Celorico da Beira verificamos a existência de uma grande ocupação humana durante a Idade Média de onde resultaram testemunhos importantes como os Castelos de Celorico da Beira e Linhares da Beira e respetivos centros históricos. Estes são os principais pólos de atração de visitantes do concelho que possui um património religioso, arquitectónico e artístico extremamente diversificado fruto de um legado de vários séculos de história.

Para além do património edificado, o concelho de Celorico da Beira, possui outros atrativos que merecem a sua visita, desde logo, o seu riquíssimo património gastronómico onde o Queijo Serra da Estrela e o Borrego Serra da Estrela são ex-libris.
Nesse âmbito, são realizados vários eventos de qualidade para homenagear e promover o seu património e os seus produtos de excelência, sendo o principal, a Feira Anual do Queijo realizada em Celorico da Beira – Capital do Queijo Serra da Estrela.

Em Celorico da Beira é imprescindível visitar o Solar do Queijo Serra da Estrela e degustar o sabor genuíno do tão apreciado e afamado Queijo e ainda desfrutar do altivo Castelo, cuja fundação remonta aos séculos XII/XIII. Na vila de Celorico pode ainda visitar o museu do Agricultor e do Queijo ou realizar um percurso pedestre pelo património local existente nas imediações da Vila de Celorico, nomeadamente o PR2-Trilho de S. Gens, que o levará a passar junto ao rio Mondego, pontes antigas e ainda por um dos locais de interesse Arqueológico que comprova a ocupação humana entre o período romano e alto medieval.