Calendário

« Dez 2022 » loading...
S T Q Q S S D
28
29
30
1
2
5
6
7
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1

Festival do Borrego (XIV) regressa à freguesia de Carrapichana, nos próximos dias 15 e 16 de outubro

Festival do Borrego (XIV) regressa à freguesia de Carrapichana, nos próximos dias 15 e 16 de outubro.

O município de Celorico da Beira promove nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o XIV Festival do Borrego, na freguesia de Carrapichana, em colaboração com diversas entidades, entre as quais a Junta de Freguesia local e a Estrelacoop e, de 17 a 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes aderentes.

Com esta iniciativa, o Município objetiva valorizar, promover e comercializar o genuíno borrego Serra da Estrela (DOP), um dos maiores e mais emblemáticos tesouros da ruralidade celoricense, bem como, divulgar a sua utilização na gastronomia local. De qualidade ímpar, esta carne pode ser confecionada de diversas maneiras, resultando sempre pratos de sabor inigualável, fruto da alimentação à base de leite materno, carregado de aromas e propriedades, que tornam a carne tenra e de cor clara.

Com o intuito de impulsionar a sua utilização na cozinha celoricense, nomeadamente, através da sua colocação nos cardápios dos restaurantes locais, que permitirá ao comensal degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, o município de Celorico da Beira vai levar a efeito, entre 17 e 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes aderentes.

Este ano, o Festival conta com uma feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borrego Serra da Estrela (DOP), tasquinhas, prova de vinhos, degustações, animação diversa, música tradicional, concertos, oficinas, atividades desportivas e culturais. Sendo o borrego o rei da festa e a atração principal, poderá deliciar-se com esta iguaria no recinto da feira ou, adquiri-lo no tradicional leilão e levá-lo para casa.

O Festival do borrego é apenas o mote para uma visita a Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela e região por excelência de criação de borrego. São muitos e variados os motivos para uma visita: gastronomia, história, património arquitetónico, cultura, tradição etc.. No entanto, nesta época do ano, as deslumbrantes paisagens de montanha, engalanada com o seu manto pintado de tons dourados, castanhos, verdes, vermelhos e amarelos, por si só, justificam uma vista.

Visite-nos. Ficamos à sua espera!

Aprenda com os mestres a arte de cortar e confecionar o borrego, presenteando familiares e amigos com verdadeiros manjares dos deuses.

Sábado, às 17:30, o Chef Batista mostra como se deve cortar o borrego. Domingo, pelas 16:00, o Chef António Costa do restaurante GULA, em substituição do Chef Rui Cerveira, irá deliciar os presentes com degustações no Livecooking.

Estão abertas as inscrições online até ao próximo dia 9 de outubro, para expositores da Feira de Artesanato e de Produtos da Terra, no âmbito do XIV Festival do Borrego Serra da Estrela (DOP).

Para efetuar a sua inscrição aceda ao formulário.

Inscrições encerradas

Município de Celorico da Beira vai levar a efeito nos próximos dias 15 e 16 de Outubro, na aldeia de Carrapichana, o XIV Festival do Borrego, com diversas atividades de âmbito gastronómico, cultural e desportivo.

Da vasta programação deste ano consta, no dia 16 de outubro, a realização de um passeio de clássicos, por um percurso de cerca de 45 Km. O ponto de partida será no Mercado Municipal, onde os participantes podem fazer a credenciação a partir das 08H30. A saída está prevista pelas 09H00, seguindo-se uma visita a uma queijaria. Por volta das 10 h30 está prevista uma paragem na aldeia de Lajeosa do Mondego, com direito a um reforço alimentar para os participantes. Depois deste momento de pausa e reforço, o passeio prosseguirá pelas diversas localidades do concelho de Celorico da Beira, terminando cerca das 13H30, no Largo da Feira, em Carrapichana.

No âmbito do XIV Festival do Borrego Serra da Estrela (DOP), que terá lugar de 15 a 16 de outubro, na freguesia de Carrapichana, o município de Celorico da Beira promove atividades de cariz desportivo e de lazer, entre as quais, um Passeio BTT e a caminhada ” Na Rota do Borrego”.

Estas duas atividades desportivas são consideradas de grau de dificuldade baixa/média. O Passeio BTT desenrolar-se-á ao longo de 45 Km, tendo-se procurado destacar com este trajeto, pontos de interesse patrimonial natural e cultural do concelho de Celorico da Beira, particularmente, com a passagem pelo Centro Histórico de Celorico, Calçada e Ponte da Lavandeira, aldeia do Fornotelheiro, aldeia da Mesquitela e trilhos de Pequenas Rotas do Município de Celorico e da GR 22 das Aldeias Históricas de Portugal.

Os participantes na caminhada ” Na Rota do Borrego” terão de enfrentar um trajeto circular de 12 Km.

A credenciação dos participantes terá lugar a partir das 08H00, no Largo da Feira na Carrapichana, estando a partida prevista às 09H00, para as duas atividades.

Para poder participar nestas atividades, por favor, efetue à sua inscrição em: Inscrição

Inscrições Encerradas