Skip to main content

Prados

Freguesia de Prados

População: 180

Dista da Sede de Concelho: 20 km

Área: 1674 ha

Festividades

Festa de S. Sebastião (1º ou 2º Domingo de Agosto)
Festa da Sra. da Assunção (15 de Agosto)

Património

Infra-estruturas educativas
Jardim de Infância
Escola Primária de Prados
Tele - Escola

Infra-estruturas de saúde
Posto Médico

Infra-estruturas sociais desportivas e culturais
Sede de Junta de Freguesia
Cantina
Casa Paroquial
Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Prados
Liga dos Amigos de Prados
Sala de Espectáculos

Locais a visitar
Igreja Matriz
Capela de S. Sebastião
Fonte do Cano
Forno
Cruzeiro
Pedra Sobreposta

Notas Históricas

Freguesia situada a sul de Celorico, Prados constitui o ponto mais alto do concelho, atingindo os 1134 metros na Penha de Prados.
Altura que está associada à origem de Prados, pois foi no passado importante povoação fortificada, sendo conhecidos o castro da Penha de Prados a 1134 metros de altitude e o castro de Monte Verão a 1.100 metros.
Situada num pequeno planalto nas costas da Serra da Estrela, no designado Planalto Beirão, contempla do seu alto todo o vale do Mondego, mas é asfixiada pelos altos penhascos que a rodeiam, sendo nos seus limites constituído o términos do concelho.
A freguesia de Prados tem por vizinhos no concelho da Guarda, os habitantes de Videmonte, Vila Soeiro, e Mizarela e no concelho de Celorico, os habitantes de Linhares, Salgueirais, Cadafaz e Rapa.
Distando 20 km da sede de concelho é servida pelas estradas municipais 555 e 616, fazendo a primeira a ligação para Linhares e a segunda para a Guarda.
A sua toponímia deriva dos verdes campos que rodeiam esta freguesia, sendo o seu solo bastante fértil e abundante de água.
Originária de antigas fortificações, habitadas por povos antigos, Prados não apresenta grandes vestígios da antiguidade, tendo constituído em outros tempos um lugar no limite do concelho de Linhares.
Hoje Prados apresenta a sua população dividida entre os idosos que ficaram e os mais jovens que partiram à procura de melhores condições de vida, noutras paragens do estrangeiro, como é o caso dos Estados Unidos da América e alguns países da Europa.
Mau grado o envelhecimento da população, Prados tem ainda muito para oferecer aos habitantes e visitantes da freguesia.
Com uma cultura que assenta nas actividades rurais, é hoje terra rica em tradições orais como a “encomendação das almas”, que vai passando de boca em boca, através das gerações, contribuindo desta forma para um enriquecimento do património oral.
Não menos interessantes são as figuras de madeira retratadas pelo “mestre” Marques, que com seu canivete e plaina, passa para a madeira cenas de um quotidiano beirão ou mesmo caravelas dos Descobrimentos que povoam o seu imaginário.
Seus habitantes são gentes que, “penduradas” nas encostas da serra, fazem da pastorícia sua principal actividade, sendo o queijo precioso ex-líbris da região.
A floresta é também uma riqueza da freguesia. Prados é a freguesia do concelho que mais área florestal possui, quer arborizada quer para arborizar.
Prados, pode ainda oferecer graças à sua altitude, paisagem de perder o horizonte, tendo o seu expoente máximo no lugar de “Penha de Prados”, ponto favorável para a contemplação.

Lendas e Tradições

“A população gozou noutros tempos de uma reputação pouco lisonjeira, para o que contribuía o isolamento em que vivia, alheando-se do progresso e da civilização. O seu espírito conflituoso manifestou-se por diversas vezes, ficando célebre a luta sustentada com a Guarda Fiscal, na qual morreram Manuel Nunes, Francisco Nunes, José Nunes, Maria Marques e um representante da autoridade.” (Prof. Ramos de Oliveira)
História ou lenda, pouco importa, porque hoje nada disso se verifica. Pelo contrário, os habitantes de Prados são muito hospitaleiros.

Toponímia

Penha: deriva da palavra céltica Pen, que significa igualmente rochedo, fraga, cabeço, elevação, de onde vem pena, penedo, penhasco.

Requeixada: segundo Viterbo, significava: acanhada, estreita, oprimida e despovoada.

Pobra: do latim pobra.

Existem terras com o mesmo nome nos concelhos de Lousada, Lamego, Monção, Guarda, Marco de Canavezes, Moimenta da Beira e Amarante.

© Copyright - Portal Municipal de Celorico da Beira | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt