Município de Celorico da Beira comemorou o seu feriado Municipal

Celorico da Beira viveu as comemorações do Feriado Municipal, que coincide com o nascimento do grande ícone da aviação Sacadura Cabral.

O dia 23 de Maio tem um significado muito especial para todos os Celoricenses, na medida em que se comemora o seu Feriado Municipal, o qual constitui o mote para que o “filho” mais ilustre desta terra seja relembrado.

Para assinalar esta data, o Município de Celorico da Beira levou a cabo diversas actividades de cariz cultural e recreativo.

Pela manhã, a concentração ocorreu em frente aos Paços do Concelho, onde a Banda Filarmónica “Os Bazófias” de Vale de Azares entoou o hino Nacional, enquanto eram hasteadas as bandeiras mais emblemáticas para o Concelho (Portugal; União Europeia e Celorico da Beira).

Em seguida, partiu-se para junto da Estatua de Sacadura Cabral, onde a Banda Filarmónica “Os Bazófias” de Vale de Azares entouou o hino de Celorico da Beira, tendo o Senhor Presidente da Câmara – Eng. José Monteiro depositou uma coroa de flores junto da estátua de Sacadura Cabral.

Ainda neste local, todos puderam assistir a um show de acrobacia aérea com parceiros do mítico festival de acrobacias aéreas “Red Bull Air Race”.

Ao inicio da Tarde, foi apresentado um livro que retrata a vida de um Celoricense – O Jesuíta João Cabral, VIAGEM AO TECTO DO MUNDO – O Tibete Desconhecido de Joaquim Magalhães de Castro

O livro relata uma viagem que o autor fez ao Tibete, inspirada nos passos pioneiros de, entre outros, um ilustríssimo filho de Celorico da Beira – o padre jesuíta João Cabral, um dos primeiros europeus a visitar o Nepal, o Butão e o Tibete Central.

JOÃO CABRAL – Um Jesuíta viajante … natural de Celorico da Beira!

Na companhia de Estêvão Cacela, o jesuíta João Cabral, natural de Celorico da Beira, encetou caminho rumo ao planalto tibetano a 5 de Setembro de 1626, na esperança de aí encontrar o mítico Cataio, identificado com o reino de  Shambala, ou Shangri-La como ficou mais conhecido.

Nas suas viagens, estes jesuítas seriam os primeiros europeus a pisar quatro das mais inacessíveis regiões do planeta: o reino do Butão, o actual protectorado indiano do Sikkim, o Nepal e a região de Utsang, no Tibete Central.

Decorreu também o 2º Encontro de fanfarras de Bombeiros Voluntários, que contou com a presença de Meda, Leiria, Oliveira do Hospital, Gouveia e Celorico da Beira, que desfilaram pelas principais avenidas da Vila de Celorico da Beira, que culminou com a actuação das Fanfarras no Jardim – Parque Carlos Amaral.

Pelas 21:30H, no Cinema Centro Cultural de Celorico da Beira teve lugar um espectáculo de dança: Ritmos do Oriente: os 4 elementos da Natureza pela Escola de Dança Silvina Candeias de Portalegre.

É de salientar a presença de algumas entidades nestas cerimónias, para além do Executivo Municipal, marcaram também presença o Deputado na Assembleia da Republica José Albano Marques e o Governador Civil do Distrito da Guarda – Santinho Pacheco, para além dos Presidentes de Junta de Freguesia e outras entidades civis e militares.