Município de Celorico da Beira celebra protocolos que oficializam o apoio às Juntas de Freguesia para o ano de 2020

O gabinete de apoio ao presidente comunica que as assinaturas protocolares têm decorrido no Gabinete do Presidente da Câmara Municipal e a cada Junta de Freguesia é atribuído um apoio específico que varia em função das caraterísticas próprias da população e da dimensão das 16 freguesias.

Este apoio financeiro é um compromisso com todos os celoricenses, representa um investimento anual de 80 mil euros. O processo ainda decorre tendo em conta que algumas freguesias ainda não se prontificaram para estabelecer o acordo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, esta é a forma equitativa de apoiar as Juntas de Freguesia, e consequentemente as populações, através da atribuição de uma verba anual, que dá a cada junta de freguesia uma verba calculada em função da sua dimensão e necessidades especificas.

O apoio financeiro não podia ser igual para todas, explica o autarca, pois na realidade as freguesias têm caraterísticas geográficas diferentes, população e necessidades de limpeza e conservação de área urbana e rural muito diferentes.

O Município executa uma medida inovadora, sem precedentes e muito útil para as freguesias, que no exercício das suas competências próprias em matéria de ordenamento urbano, rural e de manutenção de equipamentos do espaço público, têm agora um apoio financeiro importante para fazer face às despesas e melhorar o serviço que prestam às populações.