Açores celebra o Ano Internacional da Biodiversidade

Decorreu no passado fim-de-semana o I Concurso de Canteiros e Floreiras, um evento organizado pela Associação Distrital dos Agricultores da Guarda, no âmbito do curso EFA-B3 de Jardinagem e Espaços Verdes. As actividades passaram-se na aldeia Açores, concelho de Celorico da Beira.
Na quente tarde de sexta-feira animação não faltou na freguesia de Açores. Os participantes do Concurso esmeraram-se e “vestiram” a aldeia a rigor, para a celebração do Ano Internacional da Biodiversidade. A exposição de floreiras, que decorou e deu vida ao largo, foi possível visitar durante todo o fim-de-semana. Foi também nesta tarde inaugurado o Jardim dos Avós, um espaço de lazer e saber, onde figuram algumas plantas medicinais e aromáticas devidamente identificadas.
Sábado foi dedicado à biodiversidade autóctone, com um percurso pedestre que deu a conhecer plantas comestíveis e nutritivas, perfeitas para conceber Saladas Selvagens. À tarde foi possível assistir a um seminário sobre biodiversidade e qualidade alimentar, e à noite foi a actuação da banda What’s This, de Trancoso, que animou Açores.
O dia de domingo começou cedo, com mais um percurso pedestre, desta vez com as lendas de Açores como tema. Após o anúncio dos vencedores do Concurso, foi realizada uma oficina prática de processos de compostagem.  De marcar a presença de produtores e artesãos do distrito que expuseram os seus produtos na mostra agro-alimentar e artesanal que durou os dois últimos dias.
Um evento bem sucedido, que contou com importantes apoios como a Câmara Municipal de Celorico da Beira, Quinta da Maunça, Quercus, Instituto Politécnico da Guarda, Aki e Vivaci, e que se pretende uma reedição para o ano seguinte.