23 Maio 2025 Programa (1) (1)

Comemorações | Dia do Município | 23 e 24 de maio

O Município de Celorico da Beira comemora o seu Feriado Municipal no próximo dia 23 de maio, com um vasto e diversificado programa que se prolonga até 24 de maio.

Celorico da Beira celebra o Dia do Município a 23 de maio, em homenagem a Sacadura Cabral, ilustre filho desta terra que o viu nascer a 23 de maio de 1881, para exaltar os seus feitos homéricos que o catapultaram para as páginas da História de Portugal e da Aviação, ao protagonizar em 1922, juntamente com Gago Coutinho, a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul.

O Dia do Município é, por tradição, a melhor ocasião para olhar para os seus valores: personalidades e instituições que se distinguiram em diferentes áreas ou que elevaram o nome do Município, bem como para distinguir e valorizar os colaboradores do município que, no exercício das suas funções, contribuem diariamente ou contribuíram com empenho, dedicação e profissionalismo na prestação de um serviço público de qualidade à comunidade, a fim de os louvar e lhes render uma merecida homenagem.

Inspirados em Sacadura Cabral – celoricense de personalidade forte, determinado, corajoso e resiliente que lutou com tenacidade contra as adversidades que surgiram e conseguiu singrar – as comemorações deste ano almejam essa pretensão ao integrar como ponto alto da programação 3 momentos de homenagem, a saber: aos colaboradores aposentados, desde 2017 até à atualidade; ao Dr. António Joaquim Santana e ao Engº Carlos Alberto Faria de Almeida, 2 distintos celoricenses que se destacaram pelo seu trabalho em prol da saúde e bem-estar dos celoricenses.

Refira-se que, além destas homenagens, a programação conta com o habitual hastear da bandeira e romagem à estátua de Sacadura Cabral, para a deposição de uma coroa de flores.

A edição do Feriado Municipal 2025 encerra com os alunos do Conservatório de Música de São José da Guarda a subirem ao palco do Centro Cultural, no sábado (24/5), para brindarem os celoricenses com um Concerto de Primavera, espetáculo de entrada livre mas sujeito a reserva antecipada de bilhetes, nos lugares habituais.