Proteção Civil Municipal realizou simulacro de incêndio no compartimento de botijas de gás numa escola do concelho

No dia 4 de junho, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Celorico da Beira organizou um simulacro de incêndio no compartimento de botijas de gás da Escola Básica do 1.º Ciclo de Lajeosa do Mondego e que contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.

Partindo deste cenário foram testadas várias medidas de autoproteção. No exercício/simulacro, registou-se um incêndio no compartimento do gás da escola, localizada nas traseiras da escola. Constatou-se a existência de uma coluna de fumo proveniente do interior do compartimento de gás.

Passados poucos minutos, deu-se a explosão das botijas, causando danos no edifico principal da escola e em simultâneo registou-se a propagação do incêndio a grande parte do edifício.

O Responsável de Segurança mandou evacuar o edifício, através do sinal de alarme, acionando o respetivo Plano de Emergência e Evacuação Urgente e alertou o 112.

Todos os alunos, após o sinal de alarme e de acordo com as orientações dos professores, seguiram os percursos de evacuação, concentrando-se nos pontos de reunião previstos no Plano de Evacuação da Escola. Durante este processo um dos alunos sofreu uma queda nas escadas do edifício ficando com ferimentos numa das pernas.

Os Bombeiros, já no local do acidente, fizeram o diagnóstico da situação e informaram o CDOS. No final do exercício realizou-se o breafing com todos os intervenientes a fim de fazer uma análise imediata dos aspetos positivos e negativos do exercício.

Este simulacro teve como objetivo, avaliar os procedimentos de prevenção e emergência, detetar e corrigir possíveis falhas dos procedimentos, criar rotinas de comportamento dos funcionários face a situações de emergência, divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança junto da população escolar, desenvolver procedimentos de planeamento, de coordenação e de conduta de operações que ajudem a melhorar as condições de atuação em situações de emergência grave.