Covid-19 | Câmara Municipal de Celorico da Beira distribui material de proteção individual a IPSS’s do concelho

A Câmara Municipal de Celorico da Beira, através do seu gabinete de Proteção Civil distribuiu nos dias 3 e 8 de abril, material de proteção individual (máscaras, viseiras, luvas), e produtos doados por uma empresa de Celorico da Beira em todas as IPSS do concelho, proporcionais aos números de utentes e funcionários de cada instituição.

Nestes dois dias foram entregues 250 máscaras de pano reutilizáveis com recargas de filtros de papel, distribuídas pelas IPSS, pelos Bombeiros Voluntários, pela GNR e pelo Centro de Saúde. As mesmas foram produzidas por uma fábrica de Seia, que parou a atividade normal para laborar na produção de máscaras.

Foram também doadas por privados 150 viseiras distribuídas pelas instituições acima referidas e ainda a Discelbeira, empresa de Celorico da Beira, doou uma palete de águas (504 garrafas de 1,5 l) e 10 embalagens de leite (60 l).

Estes momentos de distribuição serviram para reconhecer o trabalho árduo que os funcionários curadores das nossas IPSS estão a desenvolver, sentindo-se o abater do cansaço, mas também uma grande consciencialização dos esforços que cada instituição e cada curador tem de manter nesta fase de contenção.

Sente-se receio, nomeadamente no que concerne os utentes mais vulneráveis que necessitam de tratamento hospitalar, pela falta de despistagem com saídas e entradas.

Para contornar esta dificuldade muitas das entidades optaram pelo isolamento contínuo dos funcionários dentro das instituições, e nota-se que os focos de propagação podem ser controlados e mitigados entre funcionários através de autocontrolo e proteção e através de entreajuda e comunicação.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira e a Proteção Civil estão em constante contacto com todas as IPSS no sentido de promover o acompanhamento da situação de cada instituição e comunidade, estando disponíveis para prestar o apoio que seja necessário.