Covid-19 | Comunicado sobre a evolução epidemiológica no Concelho

Face ao evoluir da situação epidemiológica no concelho de Celorico da Beira, que registou nas últimas 24 horas um significativo aumento de casos positivos na comunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão, torna público que em colaboração com a Proteção Civil Municipal e as entidades de saúde pública estão a ser acionados todos os mecanismos possíveis, por forma a conter o aumento exponencial de infeções pelo novo coronavírus.

No concelho de Celorico da Beira, a situação epidemiológica é, de momento, a seguinte:

– Um surto epidémico no Lar de S. Francisco, da Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira, com um total de 55 casos (entre funcionários e utentes);

– Quatro casos na Comunidade Escolar;

– Um caso na Câmara Municipal, sinalizado há uma semana, o qual está a ser devidamente acompanhado pelas autoridades de saúde.

Neste momento particularmente difícil, o Presidente da Câmara Municipal apela à responsabilidade cívica individual e coletiva para que se adotem comportamentos que minimizem o risco de contágio e permitam controlar a progressão da pandemia.

Controlar a pandemia também depende de si. Siga, por favor, as seguintes recomendações:

• Evite os convívios familiares/sociais;
  • Limite os contactos ao seu agregado familiar (quem vive consigo);
  • Reduza as deslocações ao essencial;
  • Cumpra a regra dos Cinco:
    • Respeite o distanciamento físico de dois metros;
    • Use máscara;
    • Cumpra a etiqueta respiratória;
    • Lave as mãos regularmente ao longo do dia;
    • Utilize a aplicação Stayaway Covid.

Cuidar de Si, é cuidar de Todos!