Festa da Castanha | Prados - 29 e 30 de outubro

De 29 a 30 de outubro, Prados recebe a Festa da Castanha 2022.

Organizada pela Junta de Freguesia de Prados, com o apoio do município de Celorico da Beira, a iniciativa objetiva valorizar e potencializar a castanha – produto endógeno emblemático desta Aldeia de Montanha e dos mais preponderantes para a economia local e concelhia – e, simultaneamente, reavivar e preservar as tradições antigas da freguesia com ela relacionada.

A castanha é muito mais que um simples produto agrícola (fruto), utilizado na alimentação das gentes desta região. Ela aporta cultura, tradição, economia e, sobretudo, é um alimento potenciador da socialização, da amizade e do convívio. À volta das castanhas reúnem-se familiares e amigos para confraternizar.

Depois de dois anos de interregno, por força da pandemia Covid-19, a castanha volta a ser a rainha da festa e, durante dois dias, a aldeia mais alta do concelho (Prados), revitaliza-se, ganha vida, dinamismo, colorido, animação e alegria.

Neste evento, a Organização pretende presentear os pradenses (residentes e emigrantes) e visitantes com um vasto e diversificado programa de atividades que será, certamente, do agrado de miúdos e graúdos, a saber: mercado de sabores da aldeia, muita música (concertinas, ranchos folclóricos, grupo de cantares), oficina de gastronomia, oficina de decoração, animação de rua, animação infantil, caminhada, passeio de E-Bike, jantar e magusto comunitário, etc.., carecendo algumas atividades de inscrição prévia.

Motivos não faltam para marcar presença na Festa da Castanha 2022 e visitar a Aldeia de Montanha de Prados: programa recheado e atrativo e, acima de tudo, a beleza de uma paisagem idílica e única, autêntico postal ilustrado onde os tons outonais das árvores contrastam com o verde dos pastos onde apascentam rebanhos de ovelhas Serra da Estrela. Deslumbrante!

Não falte. Prados espera por si!