Covid-19 | Funcionamento do cemitério municipal nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2020

No âmbito da declaração da situação de calamidade decretada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, a Câmara Municipal de Celorico da Beira determina através do Aviso N.º 46/2020, que o Cemitério Municipal manter-se-á aberto no fim de semana de Todos os Santos (31 de outubro e 1 de novembro), no horário compreendido entre as 8:00 horas e as 17:00 horas.

Por forma a garantir uma melhor proteção da saúde pública e a salvaguarda da segurança da população, de forma a mitigar o contágio e a propagação do vírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, devem ser observadas as seguintes regras excecionais de acesso e permanência no cemitério municipal:

• É obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério;
  • À entrada do cemitério é obrigatória a desinfeção das mãos;
  • O arranjo de cada campa deverá ser realizado por 2 pessoas no máximo;
  • É obrigatório manter a distância física 2 metros e cumprir as regras de etiqueta respiratória;
  • É proibido partilhar materiais de limpeza (vassouras, baldes, etc.), sendo que cada pessoa deverá utilizar os seus;
  • Permanência no local será pelo tempo estritamente necessário, com a duração máxima de 30 minutos;
  • São proibidos ajuntamentos de pessoas no interior do cemitério;
  • À entrada do cemitério, durante a espera, é obrigatório manter o distanciamento físico;
  • O Município prestará apoio no controlo dos acessos, por forma a evitar aglomerados no interior do cemitério.