Celorico da Beira comemorou o Feriado Municipal

Feriado Municipal, dia do nascimento do filho da terra, o Capitão de Fragata Aviador, Artur de Sacadura Freire Cabral.

As celebrações iniciaram-se com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral para deposição de uma coroa de flores e homenagem a individualidades e coletividades do concelho. A manhã terminou com a inauguração da Requalificação do Edifício de Apoio ao Estacionamento e Centro Histórico e um almoço convívio.

No período da tarde, as comemorações continuaram com a assinatura do protocolo de cedência do espólio de Sacadura Cabral, gentilmente ofertado pelo sr. Comendador, José da Silva Henriques, com vista à constituição de um museu dedicado a este pioneiro da aviação comercial, uma visita à obra de Reconstrução e Ampliação da Escola EB1 de Santa luzia, a requalificação do Edifício do Solar do Queijo Serra da Estrela, bem como a inauguração da requalificação do Jardim de S. Francisco, na freguesia de Casas do Soeiro.

À noite, teve lugar no Centro cultural de Celorico da Beira, uma exposição de fotografia alusiva ao tema “Casamentos de Celorico”. O programa deste ano encerrou com chave de ouro e com casa cheia: a peça de teatro “O Céu de Sacadura”, de Luísa Costa Gomes, com encenação de Alexandre Sampaio e, levada à cena pelo Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira.