Projeto VOAHR Interior | Sessão de Apresentação em Celorico da Beira

Decorre no próximo dia 13 de fevereiro, entre as 10h e as 13h, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, uma sessão presencial de apresentação do Projeto VOAHR Interior.

O Projeto VOAHR Interior, promovido pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado em parceria com a EAPN Portugal e a Sector 3, visa capacitar em Gestão de Voluntariado 30 ONG’s, de norte a sul de Portugal continental, que atuam em zonas geográficas de baixa densidade, interiores e afastadas dos grandes centros urbanos.

A inscrição nesta sessão é gratuita mas obrigatória, devendo ser efetuada através do formulário de inscrição até ao dia 10 de fevereiro.

A participação no projeto é igualmente gratuita. Após as sessões presenciais de apresentação, as ONG’s podem candidatar-se à capacitação em Gestão de Voluntariado mediante preenchimento de formulário próprio, a divulgar durante a sessão.

A capacitação promovida pelo VOAHR Interior segue a metodologia inovadora CADEI – Capacitação – Diagnóstico – Experimentação – Impacto. Na fase de Capacitação, serão dinamizadas atividades formativas em Voluntariado e em Gestão de Voluntariado. Na fase de Diagnóstico, será feito um ponto sobre a situação sobre a situação sobre a Gestão de Voluntariado em cada ONG participante que suporta a elaboração de planos de ação à medida. Posteriormente, durante a fase de Experimentação, será feito o acompanhamento da conceção, planeamento e organização do Programa de Gestão de Voluntariado com os agentes de voluntariado em cada ONG. Por último, na fase de Impacto, é feita a avaliação do impacto da capacitação que estrutura este projeto mediante a aplicação de questionários para esse propósito.

O projeto VOAHR Interior é financiado pelo mecanismo europeu EEA Grants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, e está integrado no Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants.