Projecto Limpar Portugal!

Movimento Cívico de Celorico da Beira participa no projecto “Limpar Portugal”

O Movimento Cívico constituído no Concelho de Celorico da Beira, no âmbito do projecto “Limpar Portugal”, efectuou operações de limpeza em vários locais do território concelhio, integrando assim a campanha que, sob essa designação, se realiza a nível nacional.
“Limpar Portugal” pretendeu fomentar a participação cívica dos cidadãos em acções orientadas para a preservação do meio ambiente e fomentar a reflexão sobre a problemática do lixo, dos materiais de desperdício, da reciclagem e do crescimento sustentável.
No Concelho de Celorico da Beira, o projecto desenvolveu-se sob a coordenação do Município de Celorico da Beira e contou com o apoio das Juntas de freguesia, Empresas de Construção Civil, Comércios, Associações de Solidariedade Social, Agrupamento de Escuteiros e Associação Juvenil, entidades que colaboraram na divulgação da iniciativa e disponibilizaram meios humanos e materiais (sacos do lixo, meios de transporte de voluntários e de resíduos) para facilitar as operações de limpeza.
Apesar das condições adversas que se fizeram sentir neste dia, participaram 350 voluntários que recolheram 15 ton. de resíduos diferenciados que foram entregues no Ecocentro e 36 ton. de resíduos de obras que foram colocados em contentores e encaminhados para o CIRVA . A acção foi acompanhada por uma equipa de SEPNA da GNR.
Face ao êxito obtido as juntas de freguesia manifestaram a intenção de repetir a iniciativa a nível concelhio.