No passado dia 1 de Outubro, as Plataformas Territoriais da Beira Interior Norte e da Serra da Estrela reuniram em Celorico da Beira com o propósito de debater assuntos de especial interesse e relevo Social.
Recorde-se que a Plataforma Supra-concelhia (PSC) da Beira Interior Norte, é uma instância de âmbito territorial equivalente à NUT III, que funciona como um espaço privilegiado de debate e análise dos problemas sociais dos Concelhos que a compõem, de articulação dos instrumentos de planeamento locais respectivos com os planos, medidas, programas e acções nacionais, com vista à promoção de um planeamento concertado supra-concelhio, que permita uma melhor organização da intervenção, das respostas e dos equipamentos sociais, a partir da rentabilização dos recursos do conjunto dos territórios que a integram.
O âmbito territorial da PSC da Beira Interior Norte, equivale à actual NUT III da Beira Interior Norte, abrangendo os seguintes Concelhos: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso.
Por sua vez, a A Plataforma Supra-Concelhia (PSC) da Serra da Estrela, é uma instância de âmbito territorial equivalente à NUT III, que funciona como um espaço privilegiado de debate e análise dos problemas sociais dos Concelhos que a compõem, de articulação dos instrumentos de planeamento locais respectivos com os planos, medidas, programas e acções nacionais, com vista à promoção de um planeamento concertado supra-concelhio, que permita uma melhor organização da intervenção, das respostas e dos equipamentos sociais, a partir da rentabilização dos recursos do conjunto dos territórios que a integram.
O âmbito territorial da PSC da Serra da Estrela, equivale à actual NUT III da Serra da Estrela, abrangendo os seguintes Concelhos: Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira – Dr. José Luís Cabral iniciou os trabalhos, dando as boas vindas a todos os participantes, dizendo que o Concelho de Celorico da Beira está sempre de “portas abertas” para receber iniciativas deste género.
Por sua vez, o Director do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda Dr. José Albano Marques disse que é uma honra trabalhar-se em prol da comunidade e do bem-estar social e que é cada vez mais importante se repensar as estratégias e reunir esforços atendendo ao actual quadro do país a fim de se obter resposta para todas as solicitações sociais.Disse também que os agentes sociais acabam por ser o rosto visível de todas as medidas implementadas no distrito, onde os técnicos devem ter uma postura de maior compreensão e sensibilização.
Foi feita a apresentação da estratégia para a integração de pessoas sem-abrigo, pelo Dr. Augusto Carvalho.
Foi apresentado o caso de uma boa prática no âmbito da Rede Social no concelho de Celorico da Beira (CLDS – Incluir para sorrir!)
Foi abordado pelo Padre Ardérius o facto de a Chama da Solidariedade ter percorrido todo o distrito.
A REAPN – (Rede Europeia Anti-Pobreza), apresentou a iniciativa 24 horas pelo combate à pobreza e à exclusão social.
Foi apresentado o IV encontro de Gerações em Celorico da Beira.
Para finalizar, o Senhor Director apresentou vários projectos que em breve serão colocados em prática pelo CDSS da Guarda.