Incêndios | mitigação dos impactos sofridos
Na sequência dos recentes incêndios rurais que afetaram o concelho de Celorico da Beira, o Município encontra-se a desenvolver um conjunto de ações com vista à mitigação dos impactos sofridos, em cumprimento do Decreto-Lei n.º 98-A/2025, de 24 de agosto, que estabelece medidas de apoio e mitigação do impacto de incêndios rurais.
A autarquia está atualmente a apurar os danos verificados, procedendo ao respetivo registo. Após esta fase, será feito o reporte à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro, IP).
Para os casos de habitação própria e permanente, está prevista uma vistoria conjunta, a realizar numa segunda fase, com a presença de técnicos do Município e da CCDR Centro, com o objetivo de definir a estimativa dos danos e a eventual atribuição de apoios.
Nas áreas do ambiente, energia, agricultura e florestas, será o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, IP) numa segunda fase a elaborar os relatórios de estabilização de emergência, comunicando posteriormente com as entidades competentes para avaliação e aprovação de candidaturas a apoios.
O Município de Celorico compromete-se a divulgar junto da população os apoios que venham a ser disponibilizados, bem como a prestar apoio técnico na elaboração de candidaturas, com o objetivo de facilitar o acesso aos mecanismos de auxílio criados no âmbito do referido decreto-lei.
A autarquia apela à colaboração dos munícipes afetados, de forma a garantir um levantamento rigoroso e célere dos prejuízos causados.