Nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, realizou-se na Escola de Santa Luzia em Celorico da Beira, a iniciativa “Hospital Faz-de-Conta On Tour”, articulada com o apoio do Gabinete de Educação e proposta pela Universidade da Beira Interior (UBI). A atividade foi dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos e simulou uma ida ao médico, tendo decorrido na Escola de Santa Luzia, com a participação de todos os jardins de infância do concelho.
Durante a ação, as crianças vivenciaram, de forma lúdica, diferentes etapas de uma consulta médica, num ambiente adaptado à sua faixa etária. A iniciativa promoveu a interação positiva com profissionais e materiais de saúde, contribuindo para uma experiência educativa e divertida.
O principal objetivo foi reduzir o medo da bata branca, promovendo um contacto positivo com o ambiente hospitalar e transmitindo noções básicas de cuidados de saúde de forma acessível. A atividade cumpriu a sua missão pedagógica, reforçando a importância da educação para a saúde desde a infância.
- Crianças exploram objetos de faz-de-conta numa atividade educativa acompanhadas por um adulto.
- Crianças participam em atividade interativa sobre saúde e medicina numa sala de aula decorada.
- Visita ao Hospital Faz-de-Conta, iniciativa educativa sobre desmistificação de cuidados médicos.
- Crianças participam em atividade educativa sobre saúde num espaço interativo decorado com elementos lúdicos.
- Profissional de saúde participa em atividade educativa com crianças numa área temática hospitalar.
- Material educativo do Hospital Faz-de-Conta para familiarizar crianças com ambientes médicos através de atividades lúdicas.
- Actividade interactiva do Hospital Faz-de-Conta com crianças e educadores numa sala de aula.
- Espaço lúdico de consulta médica integrado no projeto Hospital Faz-de-Conta.
- Crianças exploram profissão médica através de brincadeira e simulação de cuidados hospitalares.
- Atividade de educação em saúde onde profissional de medicina interage com criança através de boneco pedagógico.
- Educadora orienta grupo de crianças numa atividade lúdica sobre cuidados médicos.
- Crianças em uniforme participam em atividade de jogo simbólico numa consulta de saúde infantil.
- Profissional apresenta simulação de cuidados médicos a crianças durante atividade educativa em sala.
- Dispositivos educativos utilizados na atividade Hospital Faz-de-Conta para aproximar crianças ao contexto hospitalar.
- Atividade de sensibilização médica com crianças utiliza estetoscópio e brinquedos para desmistificar a ida ao médico.
- Profissionais interagem com visitantes durante atividade educativa do Hospital Faz-de-Conta.
- Criança participa em atividade educativa de simulação médica, utilizando estetoscópio numa boneca.
- Profissional de saúde interage com visitantes durante atividade educativa sobre desmistificação da ida ao médico.
- Atividade “Hospital Faz-de-Conta” promove literacia em saúde junto de crianças em ambiente escolar.
- Momento de jogo no Hospital Faz-de-Conta, onde crianças vivenciam experiências médicas de forma lúdica.





















