Feira do Queijo 2012

Feira do Queijo 2012 na Capital do Queijo Serra da Estrela

Realizou-se no passado dia 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2012, no Mercado Municipal mais uma edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira.
O certame contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo que presidiu à Abertura Oficial da Feira no dia 17 de Fevereiro de 2012, pelas 10h30.
Ainda na tarde de sexta-feira contamos com a Presença do Padrinho do Queijo Serra da Estrela, o Campeão do Mundo Olímpico de Atletismo Carlos Lopes que procedeu à entrega dos Certificados da Participação dos diversos festivais, bem como uma Bandeira das 7 Maravilhas da Gastronomia aos nossos Produtores de Queijo do Concelho. No final da tarde realizou-se uma prova de queijo, onde os apreciadores do verdadeiro Queijo Serra da Estrela puderam degustar o seu autêntico sabor.
No Sábado, continuou a animação pela manhã e ao fiml da tarde os visitantes puderam apreciar um Live Cooking – Queijo da Serra e sua Transumançia com a Gastronomia da região, apresentado pelo Chefe Valdir Lubave, seguindo-se um Jantar Especial Feira do Queijo, confeccionado pelo Chefe no Centro de Investigação Gastronómica – Lagar Municipal. Ao inicio da noite decorreu no Centro Cultural a Revista à Portuguesa “Isto é só Promessas” do Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto.
No último dia de Feira, pela manhã realizou-se uma caminhada pelas margens do Mondego e ao inicio da tarde como já se considera tradição realizou-se o desfile de Carnaval das Freguesias do Concelho, que percorreu as ruas da vila e onde estiveram centenas de pessoas assistir, terminando no Mercado Municipal onde de seguida se realizou um espectáculo de Ranchos Folclóricos da Região.
Pelas 20h00 foi servido no Mercado Municipal o Jantar dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, que comemoraram 75 anos de existência, pela noite dentro e para finalizar a feira realizou-se um Baile com Banda Panda Tau-Tau.
O vasto programa festivo atraiu nos três dias de feira milhares de pessoas a Celorico da Beira, que tiveram oportunidade de participar nas diversas actividades inseridas no programa e degustar e adquirir o nosso produto rei o verdadeiro Queijo Serra da Estrela.