Exposição Leite Cardo e Mãos Frias

A exposição “Leite, cardo e mãos frias” com fotos de Monteiro Gil e Fernando Curado Matos, cedida pela Câmara Municipal da Guarda, esteve patente, de 24/02 a 24/03, no Centro Cultural de Celorico da Beira.

Produzido há séculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além fronteiras pelo seu carácter distinto e singular. Atualmente já não são muitos os pastores e queijeiras. Era por isso premente registar o trabalho árduo e moroso, a dedicação, os métodos de trabalho, os rostos e as mãos. Tratou-se de um registo fotográfico que pretende ser uma homenagem a todos os que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o queijo “Serra da Estrela” de qualidade a partir de leite, cardo e “mãos frias.”