Celorico da Beira comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Município comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril)   “Património Rural/Paisagens Culturais”

O Município de Celorico da Beira, empenhado em dar a conhecer todos os seus monumentos e sítios, mais uma vez aderiu à iniciativa anual promovida pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O Dia Internacional de Monumentos e Sítios foi criado em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.
A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património cultural e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. 
Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus.
Este ano, o Município de Celorico da Beira levou a cabo inúmeras actividades para assinalar esta data importante, tendo começado o dia com uma Visita ao núcleo interpretativo da Casa do Mundo Rural de Prados, tendo-se em seguida realizado uma visita a uma queijaria para a constatação”in loco” como é fabricado um dos queijos mais afamados do Mundo – o queijo Serra da Estrela.
Ao meio dia, foi realizada uma visita aos Moinhos da Rapa, uma estrutura que foi criada para dar a conhecer a todas as gerações o “modus vivendi” de outrora que em muito contribuiu para o desenvolvimento desta região.
Pela hora do almoço, os participantes puderam ver o fabrico de pão e bolos tradicionais junto ao forno comunitário da freguesia da Rapa.
Para o Presidente da Autarquia de Celorico da Beira – Eng. José Monteiro, esta oportunidade não poderia passar em branco, até porque o actual Executivo Municipal tem desenvolvido inúmeras iniciativas que procuram preservar e divulgar o vasto património cultural existente no Concelho de Celorico da Beira.
Esta iniciativa contou com as presenças do Deputado na Assembleia da República – Dr. José Albano Marques e do Governador Civil do Distrito da Guarda – Dr. Santinho Pacheco.