Aldeia Histórica de Linhares da Beira “reforça” o epíteto de Capital Nacional do Parapente

Uma vez mais, a Aldeia Histórica de Linhares da Beira será coberta por varias centenas de parapentes conduzidos por atletas/pilotos (Parapentistas) que se irão deslumbrar com a rica paisagem desta linda e pitoresca Aldeia integrada nas Aldeias Históricas de Portugal.

Este ano em Linhares da Beira irá decorrer duas provas: VII Festival Nacional de Parapente / Competição Internacional Serra da Estrela e XC-World Series Serra da Estrela 2011.
As provas terão o seu inicio a 12 de Agosto e terão o seu términus a 30 de Agosto.
O Parapente é uma modalidade num contínuo crescimento em Portugal, pois propicia imagens extraordinárias e sensações únicas a quem o experimenta.
 
Com o desenvolver das mentalidades (consciencialização de novas actividades desportivas e realidades) a necessidade de organizar eventos de maior visibilidade e envolvência com as pessoas, torna-se real e exige da parte de quem os organiza novas capacidades e estratégias de efectivação dos objectivos desejados.
 
O Município de Celorico da Beira, continua a perseguir o objectivo de potenciar ao máximo as características especificas do Concelho, em particular as excelentes condições para a prática de Parapente, dando aos pilotos (parapentistas), a hipótese de participar neste concelho nas maiores e nas mais prestigiadas provas nacionais e mundiais de Parapente, aumentando assim o seu nível competitivo e experiência “internacional”.
 
A Serra da Estrela e Linhares da Beira em particular, face às suas características e perante as provas que já demonstrou, nos Eventos que tem recebido, nomeadamente o sucesso alcançado, nos 6 Festivais realizados nos últimos seis anos, na Competição Internacional realizada nos anos de 2008, 2009 (também Pré-PWC) e 2010 e na etapa da PWC realizada também no ano de 2010, é um local de eleição para qualquer praticante de Parapente (lazer e alta competição), bem como para simpatizantes, familiares, e outros que não praticantes da modalidade.
 
Para além das características técnicas associadas ao Parapente, este Concelho tem também um vasto leque de ofertas no domínio do turismo e lazer. Entre outros: o Parque Natural da Serra da Estrela, os rios e barragens, museus e os passeios históricos e gastronómicos.
 
Contudo, são as condições técnicas, físicas, infra-estruturas locais, e o passado do Município de Celorico da Beira na organização de competições nacionais e internacionais que nos fazem apostar, na realização de um evento desportivo a nível Nacional e Mundial, onde a performance cruzará os céus da do Concelho e de toda a região.
 
Um evento desta natureza e grandeza é altamente mediático, contribuindo para divulgação, prestigio e sucesso de todos aqueles que a ele se pretendam associar.
 
Caracterização do Evento:
VII Festival Nacional de Parapente / Competição Internacional Serra da Estrela.
– Duração – 4 dias de evento de 12 a 15 de Agosto
– Número de Pilotos – Máximo de 125 pilotos na competição e 100 para o
Festival.
 
O XC Open World Series, realiza-se em Linhares da Beira de 27 a 30 de Agosto e é uma competição a nível mundial de distância livre, onde se põem à prova, não só as capacidades técnicas de voo de cada piloto, mas também o espírito de equipa e de entreajuda, bem como a melhor estratégia para ser vencedor.
Existem vários tipos de prova, mas uma coisa é constante, vence sempre a maior distância, podendo o percurso ser de:
– Distância livre com 0 ou N pontos fixos (turnpoints)
– Distância livre com 1, 2 ou 3 pontos de viragem livres (turnpoints)
– Distância livre ao longo de um eixo (direcção em graus)
– Distância livre com 0 ou N pontos fixos, continuando ao longo de um eixo, depois do ultimo ponto fixo (turnpoints)
“O conceito das competições XC-Open é voar XC com amigos, ter muita diversão, voar longe e bater o recorde pessoal de distância numa área segura.”
 
O Município de Celorico da Beira convida todos os amantes de desportos de natureza a deslocarem-se nestes dias à Aldeia Histórica de Linhares da Beira e assim poderem desfrutar do que de melhor este Concelho oferece.