Ação de combate à vespa das galhas do castanheiro

No seguimento da ação iniciada em 2018, o Município de Celorico da Beira procedeu à largada de insetos parasitoides para combater a praga das vespas das galhas do castanheiro.

O inseto Dryocosmus kuriphilus, designado por Vespa-das-Galhas-do-Castanheiro, ataca os exemplares arbóreos dos castanheiros (Castanea), induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, o que provoca uma redução drástica na produção e qualidade da castanha (entre 60 a 80%) conduzindo, por consequência, ao declínio dos castanheiros.

O único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo desta praga é a luta biológica, através da largada de um inseto parasitóide (Torymus sinensis), que se alimenta das larvas da vespa e tem um raio de atuação de cinco quilómetros. A reversibilidade do efeito nefasto nos castanheiros só é visível seis a sete anos após a introdução do referido inseto.

Deste modo, foram efetuadas 12 largadas do inseto parasitóide (Torymus sinensis) no Concelho de Celorico da beira, previamente monitorizados pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e pela Câmara Municipal, onde se situam exemplares de castanheiros nos quais já tinha sido detetada a presença da referida praga.

O Município irá monitorizar o resultado destas largadas e continuará, ao longo dos próximos anos, a garantir os recursos necessários para esta luta.