A TERRA TREME 2020 - Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico

No âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, vai ter lugar em Portugal, no próximo dia 5 de novembro, às 11H05, a 8º edição do exercício público de cidadania A TERRA TREME, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Integrado na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, o exercício A TERRA TREME tem o propósito de alertar e sensibilizar a população sobre como atuar antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, desafiando-a a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

No âmbito deste exercício público de cidadania, levado a cabo no dia em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, a comunidade escolar e a população em geral são convidadas para pôr em prática os 3 gestos de proteção que podem salvar vidas num cenário de caos sísmico, a saber:

Baixar – Coloque-se de joelhos. Esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mexer-se;

Proteger -Proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos. Se possível, abrigue-se debaixo de uma mesa resistente e segure-se a ela com firmeza;

Aguardar – Aguarde até a terra parar de tremer.

No contexto de pandemia que estamos a atravessar, alerta-se que é imperativo que a execução destes 3 gestos de autoproteção deva ocorrer em segurança e obedecer às orientações emanadas pela DGS.

Para mais informações consulte o site : www.aterratreme.pt