Festival Borrego 2026

O Festival do Borrego Serra da Estrela DOP  regressa  à freguesia da Carrapichana, Celorico a Beira, nos próximos dias 24 e 25 de outubro, para exaltar e entronizar a rainha das pastagens serranas, a Bordaleira Serra da Estrela, intimamente ligada à identidade da região da Serra da Estrela.

Organizado pelo município de Celorico da Beira, em conjunto com a Junta de Freguesia da Carrapichana, a Estrelacoop e a Ancose, o Festival vem-se revelando, ano após ano, como o evento de outono de referência da região da Serra da Estrela, que alia o borrego – produto rei da festa – com tradição, cultura, música, desporto, artesanato, degustações de vinho, borrego e outros produtos locais e animação constante e variada.

Nesta edição, a Organização apresenta um programa diversificado, com muitas novidades e com José Malhoa, como cabeça de cartaz.

Ao longo do fim de semana a animação é uma constante, em especial a musical, com vários momentos de música tradicional portuguesa (concertinas, folclore, fanfarra), um grande espetáculo com a artista Safira e música ambiente. Destaque-se ainda, a Grande Rota da Transumância (Etapa 10- Linhares da Beira/Carrapichana), as palestras, as oficinas, a Feira de Artesanato e Produtos Regionais, a “Caminhada Rota do Borrego”, a Mostra de Gado, os Jogos tradicionais, o V Encontro de Pastores da Serra da Estrela e, sobretudo, as diversas oportunidades que os visitantes vão dispor para degustar e deliciar-se com borrego e outros produtos regionais, no Espaço de Restauração – Chefes Criativos – Sabores com Tradição e no “Taste On Fire”, confecionados com a arte, a criatividade e a mestria dos  Chefs  António Santos, Flávio Silva  e Sandra Pimenta, que tanto prestígio  aportam  ao Festival.

Tudo isto, são razões mais que suficientes, para fazer-se à estrada rumo à Capital do Queijo Serra da Estrela (Celorico da Beira), para uma visita ao Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, na freguesia da Carrapichana.  Estamos convictos que ficará deleitado com o sabor inigualável do borrego e de outros produtos locais de excelência, como o Queijo Serra da Estrela, além de se  deslumbrar  com a beleza das paisagens serranas, engalanadas com o seu manto outonal  em tons dourados.  

Os apreciadores de borrego, vão poder continuar a regalar o palato com esta iguaria, um dos maiores tesouros da gastronomia serrana, confecionado de diversas maneiras, que vão do tradicional assado ou guisado ao sofisticado e inovador gourmet, durante a Semana Gastronómica, que decorre de 26 de outubro a 01 de novembro, nos restaurantes aderentes da Região Demarcada de Borrego Serra da Estrela.

Atreva-se. Ficamos à sua espera!