Prémio Geoconservação 2025 – Candidatura Estrela – Menção Honrosa1

Prémio Geoconservação 2025 – Candidatura Estrela – Menção Honrosa

MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM O TERRITÓRIO DO ESTRELA GEOPARK MUNDIAL DA UNESCO RECEBEM MENÇÃO HONROSA NO ÂMBITO DO PRÉMIO GEOCONSERVAÇÃO 2025

Os municípios de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, foram distinguidos na passada segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, com a Menção Honrosa no âmbito da candidatura ao Prémio Geoconservação 2025, com o título “Melhoria da visitação do Património Geológico classificado pela UNESCO”.
Esta distinção reconhece a relevância das ações desenvolvidas no domínio da geoconservação, do esforço de qualificação da oferta de visitação e do compromisso continuado e de longo prazo demonstrado pelo projeto, nomeadamente na interpretação do património geológico.

O projeto visa promover a melhoria da visitação do património geológico, quer através da requalificação da oferta de visitação, quer pela implementação de estruturas interpretativas, contribuindo deste modo para melhorar o estado de conservação do património, incrementando igualmente o seu potencial educativo e turístico.

As intervenções efetuadas, no âmbito deste projeto, incluem dois locais de interesse geológico de Celorico da Beira (tor da Penha de Prados e Paisagem granítica da serra da Lomba), um local de interesse geológico da Covilhã (Poços da Ribeira de Cortes), dois locais de interesse geológico de Gouveia (Mondeguinho e Sumo do Mondego), dois locais de interesse geológico da Guarda (Metassedimentos da Quinta da Taberna e Minas da serra de Bois), um local de interesse geológico de Manteigas (Poço do Inferno), e um local de interesse geológico em Seia (Miradouro do Cabeço de Santo Estêvão). Em cada um destes locais de interesse geológico foram implementados um ou mais percursos pedestres, acompanhados por estruturas interpretativas, e foram colocados contadores eletrónicos para a contagem do número de visitantes.

Estas intervenções revelam-se importantes para a interpretação dos valores patrimoniais, em particular do património geológico do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, refletido nestes 9 locais de interesse geológico.

É com orgulho que os municípios que integram o território do Estrela Geopark Mundial da UNESCO (Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia) recebem esta distinção, comprometendo-se a continuar a fomentar a promoção e a preservação do património geológico da região.

Prémio Geoconservação 2025 – Candidatura Estrela – Menção Honrosa