Transposição da Documentação do Arquivo Histórico Municipal

A Câmara Municipal de Celorico da Beira, no âmbito da intervenção que decorre na Torre do Castelo de Celorico da Beira, está a proceder à transferência da documentação do Arquivo Histórico Municipal aí instalado para a Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, com o propósito garantir a sua adequada conservação e inventariação.

A transposição dos livros entre os dois espaços municipais encontra-se em curso, tendo já sido higienizados e transferidos mais de 300 livros, com o auxílio dos colaboradores do Município.

A consulta do espólio documental far-se-á mediante requerimento e acompanhamento técnico, logo que a intervenção se encontre concluída.

Está a ser delineada, entretanto, uma proposta para obras de ampliação do piso inferior da Biblioteca Municipal. O projeto centra-se na adaptação e conversão do piso inferior da Biblioteca a um Centro de Documentação que albergue não só o próprio Arquivo Histórico como outras coleções detidas pelo Município.