Solar Do Queijo 05

Solar do Queijo Serra da Estrela celebrou 25 anos de vida

O Solar do Queijo Serra da Estrela, situado no centro histórico de Celorico da Beira, festejou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o seu 25º aniversário com um programa dedicado ao queijo, aos produtores e amantes de Queijo Serra da Estrela.

No âmbito desta comemoração, houve um painel de Provas de Queijo Serra da Estrela DOP comentadas e orientadas para avaliação sensorial do queijo, e harmonização com vinhos, a festa contou também com um lanche com os produtores de queijo de ovelha do concelho e um momento musical, a cargo da fadista Raquel Maria, durante a tarde.

O Solar do Queijo Serra da Estrela foi inaugurado a 25 de novembro de 1998. Para assinalar a data, o município de Celorico da Beira desenhou um programa dirigido, essencialmente, para os Produtores, verdadeiros artífices de uma das 7 Maravilhas da Gastronomia – o Queijo Serra da Estrela DOP- e conta com a presença das Entidades, públicas e privadas, relacionadas com a área de atividade de produção, certificação e comercialização do queijo.

Na celebração do quarto de século de existência do Solar do Queijo Serra da Estrela, importa realçar, acima de tudo, o papel crucial que tem vindo a desempenhar na defesa, afirmação, valorização e divulgação do queijo, produto endógeno de excelência e identitário da região, assim como, da valorização dos produtores.

Contudo, não podemos deixar de realçar também o valor e a beleza de um dos ex-líbris do património arquitetónico celoricense. No Centro Histórico de Celorico da Beira, nas imediações do castelo, em frente à igreja de Santa Maria, ergue-se o Solar do Queijo Serra da Estrela. Requalificado ao abrigo do Programa LEADER II, a Câmara Municipal recuperou e adaptou uma antiga casa solarenga da 2.ª metade do século XVIII, que ostenta na sua frontaria de estilo barroco, o brasão real e o brasão com as armas da vila.