Reunião de carácter científico em Celorico da Beira

Realizou-se nos passados dias 27 e 28 de Outubro a reunião do projecto científico intitulado “Territorio e identidades locales …

Realizou-se nos passados dias 27 e 28 de Outubro a reunião do projecto científico intitulado “Territorio e identidades locales en el centro de la península Ibérica: análisis espacial de las tumbas excavadas en roca”, dirigido pelo Prof. Doutor Iñaki Martín Viso da Universidad de Salamanca.
Este projecto que tem por objectivo estudar as sepulturas escavadas na rocha e a relação destas com as comunidades que as construíram e utilizaram durante a época medieval. A escolha de Celorico da Beira para a realização desta reunião científica prende-se com o facto de o projecto incluir o estudo do sítio arqueológico de S. Gens, onde se conhece um grande cemitério de sepulturas escavadas na rocha, o qual está ligado um povoado, constituído por uma cerca amuralhada e cabanas, construído e habitado nos séculos IX e X. É precisamente esta conjugação espacial aliada à preciosa informação científica que se tem vindo a obter através da realização de escavações arqueológicas levadas a cabo pelo Dr. António Carlos Marques, arqueólogo desta autarquia, e pela Professora Catarina Tente, da Universidade Nova de Lisboa que levou ao reconhecimento da importância à escala peninsular deste sítio arqueológico.
O programa do encontro científico iniciou-se por uma visita guiada à estação arqueológica de S. Gens, seguido de uma sessão que teve lugar no auditório da torre do castelo onde membros de projecto puderam apresentar algum do trabalho realizado. Foi ainda proferida uma conferência sobre o sítio arqueológico de S. Vitor de Barxacova (Ourense, Galiza), a cargo da empresa Breogán Arqueoloxia, a convite do investigador principal deste projecto. Assistiram a esta sessão vários arqueólogos ligados à administração local dos concelhos da Guarda, Trancoso, Sabugal, Aguiar da Beira e Tondela que foram convidado pelo projecto e pela autarquia para participarem da discussão sobre algumas das temáticas relacionadas com as sepulturas e cemitérios rupestres. A sessão de dia 28 foi dedicada à reunião restrita dos membros do projecto no sentido de se fazer o balanço das actividades já desenvolvidas e projectar as acções para 2012.
O apoio logístico ao encontro científico foi garantido pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, que tem igualmente apoiado os trabalhos de escavação levados a cabo em S. Gens. Este projecto tem permitido projectar em termos científicos o território do actual concelho de Celorico da Beira a nível internacional e pretende-se no seu âmbito apresentar ainda várias comunicações e palestras em congressos internacionais sobre este sítio arqueológico, bem como integrá-lo em rotas de visita de investigadores estrangeiros.