Reconstrução e Ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral

A Câmara Municipal de Celorico da Beira procedeu à abertura de concurso público, através do Anúncio de procedimento n.º 3691/2020, para a reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, localizada na sede do concelho de Celorico da Beira, pelo preço base de 1.955.350,59€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e com um prazo de execução a variar, obrigatoriamente, entre 450 e 600 dias.

A presente operação é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro em 85%, sendo os restantes 15% do investimento suportados em partes iguais pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e pelo Ministério da Educação.

A reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral visa fundamentalmente restabelecer e atualizar a qualidade do equipamento de ensino, potenciando ambientes escolares dinâmicos e motivadores tanto para alunos como para profissionais do ensino, mediante as melhores condições físicas. Objetiva-se um edifício mais funcional e confortável, esteticamente agradável, adequado às exigências e tecnologias contemporâneas, tanto para os seus utilizadores como para a comunidade em geral.

A empreitada de reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral compreende a reabilitação dos edifícios existentes e dos espaços envolventes, nomeadamente a cobertura de espaços de recreio, acessos e passadiços, a adaptação das instalações existentes a utentes de mobilidade condicionada e a construção de novas valências, das quais se destacam a cozinha pedagógica e a construção de raíz do pavilhão zero, destinado a funções sociais.