Lenda A Lenda Logo

Património Imaterial | Cultura e tradição | Lendas

Vai ter lugar no próximo dia 8 de abril, às 14 horas, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira a apresentação e o arranque do projeto “Lenda a Lenda Construímos a nossa História”.

Trata-se de um projeto que procurou recuperar, selecionar e revitalizar com vista à divulgação de algumas lendas que povoam o imaginário das gentes de Celorico. Deste valiosíssimo património cultural e imaterial do nosso território foram selecionadas e trabalhadas 12 lendas, que resultaram numa narrativa com uma linguagem mais acessível e interpretadas em belíssimas ilustrações que revelam o olhar e o cunho da técnica e da arte da ilustração de Maria Rudiuk, artista ucraniana a residir no município.

As lendas ora refeitas irão ser partilhadas entre avós, utentes de IPSS do concelho e netos, alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. Esta partilha intergeracional ocorrerá na Biblioteca Municipal, materializada em sessões de narração intercaladas com ilustrações que darão corpo às lendas, repartida em 4 tempos, com 3 lendas em cada momento, a saber: 8 de abril de 2024, 11 de junho de 2024; restantes sessões no 1º período do ano letivo 2024/2025.

Na sequência do projeto “Lenda a Lenda Construímos a História de Celorico”, terá lugar uma apresentação final do seu conjunto e um calendário ilustrado para o ano 2025, com as imagens mais representativas de cada lenda.