Parapente Mundial em Linhares: Acrobatas despedem-se e entram os pilotos de competição...

Depois do Festival Acrobático e do Open Internacional (prova que conta para o Campeonato Nacional e para os rankings nacional e internacional, o Festival Internacional de Parapente – Fundação Inatel, em Linhares da Beira [Serra da Estrela] recebe a mais alta competição do Parapente Mundial: a Taça do Mundo.
A Taça do Mundo de Parapente percorre 3 continentes: Europa, América e Ásia. Portugal foi escolhido para, este ano, acolher uma das 3 etapas europeias desta competição mundial que traz os melhores pilotos de parapente do mundo aos melhores locais de descolagem e voo do planeta. Linhares da Beira foi eleito como um desses locais de elite para o Parapente a atrairá dezenas dos melhores praticantes de parapente e milhares de olhares da comunidade parapentista mundial para as sublimes paisagens da Serra da Estrela e para a capacidade organizativa da Fundação Inatel e da WIND – Escolas Parapente Portugal.

A Taça do Mundo é a “Fórmula1” do Parapente.
O Parapente internacional compete por selecções um campeonato mundial de dois em dois anos que alterna com os 3 campeonatos continentais existentes (Europa, Ásia e América [do Canadá ao Chile]), também de dois em dois anos.
Para os Campeonatos Mundial e Europeus são convocadas selecções (sendo os pilotos escolhidos pelos seleccionadores nacionais) e há campeão individual (um piloto) e por equipas (um país).
Na Taça do Mundo é diferente. Como na Fórmula 1” com a FIA, há uma organização privada não-lucrativa, a PWC (Paragliding World Cup; http://www.paraglidingworldcup.org) que organiza, anualmente, a prova.
Define o calendário de provas (na F1 são os circuitos) com base em candidaturas de locais em que são avaliadas as capacidades organizativas (logística, promoção, envolvimento da comunidade, alojamento, arbitragem, etc.) e competitivas (condições para um voo competitivo, ventos, sol, tradição parapentista, etc.).
Depois, a PWC estabelece os mínimos, muito mais exigentes que um piloto tem que alcançar para se poder inscrever o que, no limite, quer dizer que pode haver um determinado país com muitos mais pilotos do que num campeonato do mundo e outro sem nenhum, quando leva uma selecção inteira ao campeonato do mundo.
Para esta Taça do Mundo esperam-se os 114 melhores pilotos do mundo (incluindo 6 portugueses) e haverá um vencedor por cada uma das seguintes categorias:
a) Individuais (Open)
b) Mulheres (em teoria nada impede que uma mulher vença os individuais, mas nunca aconteceu)
c) Equipas (geralmente tem a ver com o clube ou a asa usada pelos pilotos, como na F1, aliança entre Marcas e Motores)
d) Nação (soma dos pontos conquistados pelos pilotos de cada país)
Poderá ver uma lista dos inscritos na Taça do Mundo em Linhares da Beira em:http://www.paraglidingworldcup.org/selection/7

Estes pilotos vêm de todo o mundo, da Suécia à Austrália, da China aos Estados Unidos, da Coreia do Sul à Rússia e do Japão as Portugal. Entre eles contam-se o vencedor da Taça do Mundo 2009 (Charles Cazaux, da França) a melhor mulher mundial (a japonesa Keiko Hiraki), a melhor equipa (Kirtel Design) e um contingente forte da nação melhor classificada em 2009, a Itália. 6 portugueses, piltotos de topo entre a elite internacional estrão igualmente a competir, desde o recordista nacional de voo em distância, batido este ano por Nuno Virgílio, vencendo uma distância de 248.3 kms entre a Guarda e a Vidigueira, até ao melhor Piloto de Esperanças, Roberto Torres, passando pela sempiterna Campeã Nacional, Sílvia Ventura.
Esta Taça do Mundo começou no Sábado, dia 7 de Agosto, com sessões de treinos e com a cerimónia de abertura, marcando presençpa o Presidente da edilidade Celoricense – Eng. José Monteiro, o Director Nacional do Desporto da Fundação Inatel – Dr. Luís Grosso; o Vice – Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira – Dr. José Luís Cabral; a Presidente da Assembleia Municipal de Celorico da Beira – Drª Isabel Janelas; o Director do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda – Dr. José Albano Marques, Samuel Lopes da Empresa Wind, um membro da paragliding World Cup e o Campeão do Mundo em título, tendo começado as hostilidades competitivas no Domingo, dia 8, primeiro de sete dias de competição aguerrida nos céus da Serra da Estrela que se encerrará com a atribuição dos prémios, no próximo dia 14, na Pousada Inatel de Linhares da Beira.