Obra de Requalificação do Largo da Amoreira na Freguesia da Carrapichana

A Intervenção enquadra-se no aglomerado urbano da Carrapichana, cuja extensão da área deve-se à demolição já efetuada de ruínas…

A Intervenção enquadra-se no aglomerado urbano da Carrapichana, cuja extensão da área deve-se à demolição já efetuada de ruínas e cuja a Obra é totalmente suportada financeiramente pelo Município de Celorico da Beira, com o valor da Adjudicação de 48.600,00 + IVA
(Prazo de Execução: 60 dias).
Tratando-se da requalificação de espaço publico, a obra passa essencialmente pela colocação de pavimentos com pontuais implementações de equipamentos urbanos. De entre eles, apenas dois equipamentos são de maior escala, mas ainda assim, de escassa relevância arquitetónica, nomeadamente pérgulas e uma zona de churrasco.
A respetiva intervenção irá melhorar as ligações entre as vias públicas e todas as infraestruturas existentes nos arruamentos confinantes, sendo de fácil ligação às quase inexistentes infraestruturas propostas para a intervenção.
Esta requalificação concede à população um espaço funcional, e de modo a não perder as características inerentes ao local, recorre-se à utilização de materiais típicos da região, com recurso predominantemente ao granito. Também a flora nos espaços verdes é a característica da zona, entre as quais Castanheiros e Oliveiras. A Amoreira, em lugar de destaque, remete à Amoreira outrora existente, e em concordância com o nome do Largo.
Em simultâneo, melhora-se a circulação viária com o alargamento da Rua da Procissão, com a criação de quatro lugares de estacionamento na via pública.
Temos assim, o estado inicial, o projeto aprovado e o arranca da obra.