Reflorestação

O Município de Celorico da Beira assinala o Dia da Floresta Autóctone

O Município de Celorico da Beira assinala o Dia da Floresta Autóctone (25/11), com diversas atividades.

No âmbito da efeméride, serão realizadas algumas atividades nas freguesias de Prados, Casas do Soeiro e Maçal do Chão, com o intuito de sensibilizar a população para a importância da defesa do património florestal natural, nomeadamente, as árvores originárias desta região, por forma a preservar uma das maiores riquezas naturais e a biodiversidade.

As comemorações arrancam com atividades com as escolas do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, nos dias 23 e 24 de novembro de 2023.

Durante o fim de semana de 25 e 26 de novembro, serão realizadas plantações de 500 árvores em duas freguesias, a saber:

25/11 – 10H00 – Prados (ponto de encontro-Junta de Freguesia)

Plantação dos 500 castanheiros em Prados, ação programada no âmbito do Festival da Castanha que decorreu de 4 a 5 de novembro nesta freguesia, e que foi adiada por força do mau tempo;

26/11- 10H00 – Casas do Soeiro (ponto de encontro- Cabeço da Santa);

Maçal do Chão – Data a definir.

A iniciativa é promovida pelo município de Celorico da Beira, em parceria com as Juntas de Freguesia e o apoio da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e A Geradora – Cooperativa Integral, CRL |Trancoso. As árvores a plantar nas freguesias, no âmbito do projeto ProNatura da ANEFA, são ofertadas por empresas parceiras do ProNatura, entre elas a TRUSTENERGY e a Carglass.