O concelho de Celorico da Beira tem 2 Aldeias candidatas às 7 maravilhas de Portugal.

Prados e Linhares da Beira são as 2 aldeias Candidatas às 7 maravilhas de Portugal.

A aldeia de Prados situa-se num pequeno vale interior em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A sua toponímia deriva dos verdes campos que rodeiam a freguesia, onde há séculos as suas populações se dedicam à prática da agricultura e pastorícia, nomeadamente, à produção do famoso Queijo Serra da Estrela, Borrego Serra da Estrela e outros produtos endógenos como a Castanha, produto ao qual é dedicada a realização de um evento anual.

Com uma cultura que assenta nas atividades rurais, Prados é hoje uma terra rica em tradições. Deste modo, em 2008 criou-se a Casa do Mundo Rural de Prados, um pequeno espaço museológico que procura retratar o modus vivendi desta população serrana, preservando a identidade de um povo que soube estabelecer uma simbiose entre o meio natural e a paisagem antrópica moldada pela necessidade de subsistência.

Linhares da Beira

Classificada como conjunto de Interesse Público, Linhares da Beira é uma das aldeias históricas de Portugal, situada na vertente noroeste do Parque Natural da Serra da Estrela.
Em 1169, é-lhe atribuída Carta de Foral pelo Rei D. Afonso Henriques, com o objetivo de promover o povoamento e a defesa deste território. A génese do povoamento de Linhares está intrinsecamente associada à sua função bélica, nomeadamente, ao seu Castelo de traça românico-gótico, formado por dois recintos amuralhados onde sobressaem as suas duas torres.
Igualmente de fundação medieval são as suas duas Igrejas, cujas portas laterias mantêm a traça românica. Quanto ao seu interior destacam-se os altares em talha dourada mas, sobretudo, as pinturas quinhentistas atribuídas à Escola de Grão Vasco.

Linhares da Beira é um Museu ao ar livre, onde a história aliada ao património construído impera, mas apresenta traços de contemporaneidade que lhe são atribuídos pela prática desportiva do Parapente.

Estas duas Aldeias integram um conjunto de 332 onde um painel de especialistas vai selecionar as 49 aldeias que poderão ser votadas pelo público a partir do dia 3 de julho para integrarem o grupo das 7 Maravilhas de Portugal.