Municípios de Celorico da Beira e de Gouveia aprovam Protocolo de Cooperação para a Construção do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes

Faz-se público que, em breve, os Concelhos de Celorico da Beira e de Gouveia terão uma resposta adequada à problemática dos animais abandonados e errantes, uma temática que a todos nos diz respeito. Hoje as negociações entre os dois municípios chegaram a ‘bom porto’ para bem das populações.

A construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais Intermunicipal é desde há muito tempo uma das principais pretensões dos Municípios de Celorico da Beira e de Gouveia.  De facto, os dois concelhos debatem-se continuamente com a problemática de animais abandonados, vadios e errantes, em más condições, objeto de maus tratos, representando muitas vezes perigo para as populações, para a saúde pública e meio ambiente.

De modo a ultrapassarem o problema, o Município de Celorico da Beira e o Município de Gouveia uniram esforços e assinaram um PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO. O Protocolo de Cooperação e o Projeto do Centro foram aprovados, hoje, em reunião de Câmara Municipal abrindo caminho à realização da obra num horizonte temporal próximo.

O Centro de recolha terá a denominação de “Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal S. Francisco de Assis”, e será localizado na União de Freguesias de Sta. Maria, S. Pedro e Vila Boa do Mondego, Celorico da Beira.

Para além da recolha e acolhimento dos animais, o Centro de Recolha a construir em breve procurará, também, encontrar novos donos para os animais abandonados (vertente educacional) e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.

Será uma estrutura moderna, que irá oferecer condições de excelência para a recolha de canídeos e felídeos vadios ou que tenham sido abandonados pelos seus donos, no sentido de dar uma resposta eficaz e orientada às necessidades dos Concelhos, proporcionando as melhores condições de alojamento e bem-estar animal aos animais que se encontram sob responsabilidade dos municípios. Por um futuro mais sustentável e equilibrado.