Município de Celorico da Beira vai criar Observatório do Queijo Serra da Estrela

O Município de Celorico da Beira, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro levou a cabo mais uma edição da Feira do Queijo, Celorico da Beira, afirmando-se cada vez mais como a Capital do Queijo Serra da Estrela!

A edição de 2016 da Feira do Queijo de Celorico da Beira encerrou com um saldo bastante positivo, onde o Concelho de Celorico da Beira saiu reforçado em termos de afirmação do epíteto granjeado de Capital do Queijo  Serra da Estrela, onde os principais atores, os produtores de queijo Serra da Estrela foram uma vez mais justamente homenageados pela Câmara Municipal.
Os nossos Emigrantes não foram esquecidos, pois através do programa da TVI “Somos Portugal”, puderam “matar saudades” do seu concelho, que espalhados pelos quatro cantos do mundo não escondem o orgulho em ser Celoricences e em terem também eles terem a oportunidade de constatar o desenvolvimento do Concelho de Celorico da Beira, os seus usos, costumes, património e manifestações culturais.
Muito em breve, no âmbito do quadro comunitário 2020, o Município irá edificar um a e um Pólo de investigação na área do Queijo Serra da Estrela, aliando um centro de documentação alusiva ao Queijo Serra da Estrela.
Durante os dias do certame, decorreram inúmeras atividades que pretenderam promover o que de melhor o concelho de Celorico da Beira possui, com especial enfoque para a promoção do Queijo Serra da Estrela, da pastorícia, dos saberes e sabores de Celorico da Beira, passando pelo riquíssimo e vasto património cultural e histórico que fazem com que o concelho seja cada vez mais procurado por turistas oriundos dos quatros cantos do país e até do estrangeiro.
A edição deste ano, ofereceu aos visitantes um vasto e diversificado programa que teve o seu início no dia 30 de janeiro e que se prolongou até ao dia 7 de fevereiro.
De 30 de janeiro a 7 de fevereiro, decorreu um roteiro gastronómico pelos 23 restaurantes aderentes, onde nos cardápios pontificou o Queijo Serra da Estrela.
Para além da animação constante, esteve patente uma feira de artesanato com produtos típicos e regionais.
O dia 5 de fevereiro contemplou um diversificado programa de animação, tendo o ponto alto na parte da manhã com a visita do Secretário de Estado das Autarquias Locais Dr. Carlos Miguel. Saliente-se para a grande efeméride que decorreu na parte da tarde com a inauguração da Biblioteca Municipal pela Presidente da CCDRC Professora Ana Abrunhosa, uma obra impar na região e que decerto muito irá contribuir para implementar ainda mais o enraizamento cultural nas crianças, jovens e adultos do concelho.
O Certame deste ano encerrou com a atuação do conhecido cantor de musica portuguesa Quim Barreiros, que atraiu cerca de um milhar de pessoas para assistir a este fenomenal espetáculo de musica portuguesa.
O Cantinho do petisco foi um sucesso e funcionou durante o certame e incluiu petiscos confecionados com o genuíno Queijo Serra da Estrela, procurando apelar á inovação dos profissionais da restauração do Concelho de Celorico da Beira, os quais responderam à altura.
O Queijo Serra da Estrela é hoje reconhecido como uma das Sete Maravilhas gastronómicas de Portugal do qual muito nos orgulhamos, tudo isto só é possível graças ao apoio de todos, mas essencialmente à dedicação dos nossos Produtores e Produtoras de Queijo Serra da Estrela.
Saliente-se o fato de o Município ter um protocolo com 22 produtores do Concelho, onde apoia a implementação do HACCP nas queijarias, na realização das análises obrigatórias e na aquisição dos selos de caseína.
Também a hotelaria do Concelho ficou abrangida por esta feira com o lançamento de mais uma edição da “Escapadinha”, dirigida a todos aqueles que quiseram escolher Celorico da Beira como destino turístico a visitar nos dois fins-de-semana de Carnaval a preços aliciantes e únicos, alicerçada num entendimento entre o Município e as Unidades Hoteleiras/Turismo Rural.
O Município de Celorico da Beira, pretendeu com esta iniciativa contribuir para o crescimento da Economia Local, atraindo um grande numero de Turistas que anualmente se deslocam a este Concelho provenientes de todas as regiões do país e de Espanha.
A edição da Feira do Queijo Serra da Estrela de Celorico da Beira deste ano, ofereceu aos visitantes um figurino renovado que certamente agradou a todos aqueles que durante os dias do certame nos visitaram.