Município de Celorico da Beira associa-se à comemoração do Dia dos Namorados

O Dia 14 de Fevereiro é por tradição o dia dos Namorados, onde se comemora, vive e revive o amor entre casais.
O Município de Celorico da Beira, não quis deixar de passar esta data tão marcante, assinalando-a com a organização de um Jantar no Restaurante “Lagar Municipal – Centro de Investigação Municipal”!
Recorde-se que esta data também chamada de Dia de S. Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte – 14 de fevereiro – também marca a véspera de “Lupercais”, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimónio) e de “Pan” (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a “passeata da fertilidade”, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
É de salientar o profissionalismo e afinco dos funcionários do Município e da EMCEL, que tornaram esta refeição inesquecível!