Dsc07021

Município de Celorico da Beira assinalou Dia Mundial da Diabetes com sessão de esclarecimento

O Município de Celorico da Beira em colaboração com o Centro de Saúde de Celorico da Beira e ULS – Guarda, promoveu nesta terça-feira, 14 de novembro, no Mercado Municipal, uma sessão de esclarecimentos sobre a diabetes, dirigida a toda a comunidade local. A compreensão da diabetes é essencial para prevenir o seu aparecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com esta condição.

A diabetes é a doença não transmissível mais comum no nosso país e que afeta 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.

Excesso de peso, hipertensão, níveis de colesterol elevados, tabagismo e sedentarismo são apontados como fatores de risco para este tipo de diabetes que, embora seja mais comum em pessoas com idade superior a 40 anos, é cada vez mais frequente entre os jovens, devido à obesidade e ao estilo de vida sedentário.
Na maioria dos casos, a diabetes tipo 2 trata-se com uma dieta adequada, exercício físico, autovigilância e medicação, que, em conjunto, ajudam a controlar a glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Já no que se refere ao tipo 1, que surge geralmente na infância e na adolescência, as células do pâncreas deixam de produzir insulina, hormona responsável pela transformação da glicose (açúcar) em energia. O tratamento implica a toma de insulina, durante toda a vida.