Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Caras e caros Celoricenses,

O mês de janeiro começa e inicia um novo ano. Um ciclo de boas oportunidades, de novas energias, projetos e esperança, portanto, permita-se ter um olhar otimista para 2020 e inspire-se por cá.

Aceite o nosso convite e venha visitar-nos! Nesta época invernal organizámos uma pequena mão cheia de atividades socioeconómicas, culturais e desportivas, direcionadas para diversos públicos, com vista a fomentarem o bem-estar físico e social, o lazer e o conhecimento.

No primeiro trimestre do ano, por altura do Carnaval, realiza-se o maior evento deste município, a Feira do Queijo Serra da Estrela. Excecionalmente, a edição deste ano terá lugar no fim de semana a seguir ao Carnaval (28 e 29 de fevereiro e 1 de março).

É justo homenagearmos aqueles que, com o seu árduo trabalho – lutando contra os caprichos do tempo e as agruras do território – conseguem resistir e manter uma atividade que constitui o melhor cartão de visita da região demarcada do Queijo Serra da Estrela, preservando a excelência e singularidade deste produto endógeno que confere uma identidade secular a este território plantado no sopé da Serra da Estrela.

A Feira do Queijo tem contribuído, ao longo dos anos, para promover a atividade pastoril, valorizar e escoar este produto “rei”, de qualidade ímpar, inigualável, o maior embaixador de Celorico aquém e além-fronteiras. Tem-se afirmado como uma grande janela de oportunidades, para divulgar e abrir novos mercados para o queijo e outros produtos locais de qualidade, ganhando uma maior projeção nos últimos anos, com o programa da TVI, Somos Portugal, emitido a partir da Feira do Queijo. Também este ano, a TVI já tem presença assegurada no certame.

Amigas e amigos,

Devemos ter orgulho nas nossas raízes e tradições e preservar aquilo que nos distingue, nos diferencia e nos torna únicos. Por isso, e pelo peso que a produção de queijo representa na economia celoricense é um imperativo valorizarmos e divulgarmos este produto nobre da pastorícia e prestarmos tributo aos bravos celoricenses que persistem na sua produção, para satisfação dos apreciadores desta iguaria.

Esperamos por si o ano inteiro!