Inauguração do Percurso Pedestre da Serra do Ralo

No passado dia 22 de Maio, o Município de Celorico da Beira inaugurou mais um Percurso pedestre na Serra do Ralo “Trilho da Serra do Ralo desafia à descoberta da energia eólica”.
Esta é uma parceria entre o Municipio de Celorico da Beira, A GDF SUEZ e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) .
Com uma distância de 11,1 quilómetros, o percurso é circular, sendo o lugar de partida e de chegada a subestação do Parque Eólico da Serra do Ralo. Este percurso pretende promover o pedestrianismo, o conhecimento sobre a energia eólica e as boas práticas ambientais, aproveitando a beleza da região.
O Parque Eólico da Serra do Ralo, localizado no concelho de Celorico da Beira, está em funcionamento desde 2007 e tem uma produção anual equivalente ao consumo da electricidade conjunto dos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Gouveia, aproximadamente 40.000 habitantes. Contando com 16 aerogeradores, de 2 MW cada um, este Parque Eólico apresenta uma potência total de 32 MW.
Em Portugal, a GDF SUEZ é proprietária de quatro parques eólicos, somando 214 MW localizados no norte do País. Possui também participações financeiras em duas empresas portuguesas: a Generg, no sector das energias renováveis; e na Portgás, no sector do gás natural. A GDF SUEZ está também presente na área dos serviços energéticos através da Climaespaço e da Cofely, assim como na área do ambiente através da Degrémont. Este Parque eólico conta com 16 aerogeradores.
Participaram na inauguração deste percurso pedestre, cerca de oito dezenas de pessoas, as quais puderam deslumbrar as bonitas paisagens existentes no Concelho de Celorico da Beira e que podem ser contempladas a partir da Serra do Ralo.
Este evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira José Monteiro, com Daniel Poulaillon, CEO da GDF SUEZ em Portugal e Fernando Cipriano, presidente da FCMP.