III Festival da Castanha

O Município de Celorico da Beira promoveu a 7 de Novembro, a III edição do Festival da Castanha, na aldeia de Prados…

O Município de Celorico da Beira promoveu a 7 de Novembro, a III edição do Festival da Castanha, na aldeia de Prados. A iniciativa teve como objectivo promover produtos do Concelho, como a castanha e os cogumelos.
A Freguesia de Prados acolheu a Feira da Castanha com a abertura oficial pelas 09H00.
É de salientar na edição deste ano da presença de algumas IPSS`s do Concelho de Celorico da Beira, as quais se quiseram associar também na promoção e venda de produtos endógenos de qualidade, como forma de angariação de fundos para as instituições.
Pelas 10H00 foi realizada uma arruada com os Bombos do Baraçal, seguindo-se uma actuação do Grupo de Cavaquinhos “Selectos em Dó Menor”. Às 12H30 foi servido o almoço que incluiu a “sopa da castanha” e o “borrego castanho”.
O “Show Cooking Gourmet” teve início pelas 14H00, onde foram confeccionadas receitas com produtos autóctones, seguindo-se uma a apresentação de uma cozinha pedagógica para os mais pequenos intitulada “Uma Receita Simples”, onde se puderam deliciar com Gelado de Queijo Serra da Estrela com Praliné de Castanhas.
No final da tarde actuou o Grupo Folclórico do Ilhéu e o Grupo de Danças e Cantares de Lageosa do Mondego.
O programa incluiu ainda, muita animação de rua e jogos tradicionais. A encerrar o festival da castanha, teve lugar um mega magusto, como manda a tradição.