Homenagem aos Hortelãos do Concelho

Há ainda quem se dedique a esta actividade, contribuindo para a dinamização da economia local.

No passado dia 9 de Outubro, o Município de Celorico da Beira em conjunto com Junta de Freguesia de São Pedro, homenageou os hortelãos do Concelho. A iniciativa decorreu dentro do Mercado de Produtos Locais que se realizou na Praça Sacadura Cabral. Foram homenageadas algumas pessoas que ainda hoje se dedicam a esta actividade, prestando-se assim o devido tributo àqueles que, com o seu trabalho ao longo dos anos contribuíram para a dinamização da economia local.
Recorde-se que o Concelho de Celorico da Beira ao longo do século XX, teve uma importância de âmbito regional numa actividade que no actual momento está em desuso, em decadência e que constava na sementeira de sementes dos mais variedades vegetais (couve, tomate, alface, …) que depois iriam povoar todos os campos desta região, conferindo a todos um cunho Celoricense no que à gastronomia dizia respeito.
Nesta iniciativa, foram homenageados cerca de 25 hortelãos com a entrega de uma pequena lembrança e a actuação do Rancho Folclórico de Seia que a todos encantou com a música popular.