Exposição fotográfica e documental “Sós e Isolados”, por Ceci de F.

Inaugurada pelo Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira Dr. Jose Luis Cabral, uma Exposição fotográfica e documental “Sós e Isolados”, por Ceci de F.

A Fundação S. João de Deus, delegação da Guarda, e o Município de Celorico da Beira, apresentam, até só dia 24 de Abril,no Cinema – Centro Cultural de Celorico da Beira, a exposição fotográfica “Sós e Isolados”, por Ceci de F., fotógrafa natural do Porto, a residir em Espanha.
Além da exposição fotogr…áfica, onde vários idosos do distrito da Guarda têm o papel principal, serão também apresentados os resultados dos primeiros 9 meses do programa “Somos por Si”.
A Fundação S. João de Deus pretende sensibilizar, através desta exposição, para o problema do isolamento social e geográfico no Distrito da Guarda, e dar também a conhecer as respostas que tem para oferecer para este problema.
A fotógrafa Cecília de Fátima resolveu documentar a vida de pessoas com mais de 65 anos que vivem sós e isolados . O Sr. F. e a Sr.ª A. têm uma idade próxima dos 75 anos e vivem numa quinta de uma aldeia do concelho de Seia. O acesso só é possível a pé e a casa não tem luz elétrica, água canalizada ou casa de banho. Sós e isolados, são palavras que descrevem bem o dia-a-dia do casal. Não são revelados os nomes dos fotografados para os proteger de eventuais criminosos, mas não é pela ausência do nome que os relatos perdem força.
O objetivo do trabalho é sensibilizar a população para o quotidiano a as condições de vida dos idosos que vivem em situações de isolamento por todo o país.
A fotógrafa do Porto vai continuar a trabalhar no projeto, em busca de mais de mais idosos e para enquadrar cada história nas quatro estações do ano.
Além disso, a exposição é acompanha por dois cartazes com informação do projeto “Somos por si”, os quais informam o número de pessoas idosas acompanhadas pelo projeto e os objetivos atingidos, e mais alguma informação sobre a Fundação S. João de Deus, promotora de mesmo.