Monumentos E Sítios (135)

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado em Fornotelheiro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira e o Geopark Estrela, com o apoio da Junta de Freguesia de Fornotelheiro, organizaram neste sábado, 20 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma caminhada interpretativa com a passagem em dois geosítios, a Lapa de Fornotelheiro e o Penedo do Sino, mas também à estação arqueológica e necrópole de São Gens.

A celebração da efeméride terminou com uma visita encenada/Recriação Teatral “O Enforcado” que levou o público a viajar pelo passado e assistir a um crime, um assassino… e a sua sentença… ser levado para o alto da aldeia de Fornotelheiro, onde se situa a temível forca, destinada a cumprir os preceitos da justiça nos foros do concelho.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS – International Council on Monuments and Sites, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.