Dia Internacional Da Proteção Civil (6)

Dia Internacional da Proteção Civil assinalado em Celorico da Beira

Decorreu nesta sexta-feira, 1 de março, na Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, a celebração do Dia Internacional da Proteção Civil promovido pelo Gabinete de Proteção Civil Municipal de Celorico da Beira.

A manhã iniciou com a abertura da exposição estática com os meios de várias entidades: Bombeiros Voluntários, GNR, Sapadores Florestais e Proteção Civil Municipal. Cada entidade pôde apresentar os seus meios e valências aos alunos num ano em que o Dia Internacional da Proteção Civil está subordinado ao tema “Tecnologias inovadoras ao serviço da Proteção Civil”.

Os alunos puderam ainda participar nas várias sessões de demonstração: incêndio urbano, busca e salvamento com a equipa Cinotécnica dos Bombeiros do Sabugal, ações de sensibilização sobre o nº europeu de socorro (112) a sua importância e uso e SBV (suporte básico de vida).

Em Portugal e no mundo, a celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data é assinalada por todo o País com diversos eventos realizados sobretudo pelos Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como pelos vários agentes de proteção civil e pelos municípios.