Comemoração do Feriado Municipal de Celorico da Beira

O dia 23 de maio, é um dia importante para todos os celoricenses, no Dia do Município, a Câmara Municipal de Celorico da Beira assinalou a data do nascimento de Sacadura Cabral e evidenciou a importância dos feitos deste ilustre filho da terra, vulto maior da aviação, que deu novos mundos ao mundo.

Devido às contingências provocadas pela crise pandémica que estamos a atravessar, as comemorações do Feriado Municipal deste ano, realizam-se com algumas limitações, por força do confinamento e distanciamento social a que ainda estamos obrigados.

À semelhança dos anos anteriores, as comemorações do Dia do Município começaram com o habitual hastear da bandeira e a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Sacadura Cabral, pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão e pela Presidente da Assembleia Municipal, Denise Fragona, que representaram o executivo Municipal.

As comemorações continuaram online, nas redes sociais e site do município, com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, dirigida aos celoricenses intitulada “Uma pequena candeia lusitana”.

Também o município quis envolver a população – crianças, jovens e adultos. Para este efeito, o Município lançou 2 desafios aos celoricenses, de todas as idades: “Celorico da Beira, da Minha Janela” e “Mostra o Teu Talento”.

Na iniciativa “Celorico da Beira, da Minha Janela” convidou os celoricenses a participarem com desenhos e pinturas. Estes trabalhos constituem uma exposição virtual, que continuará, posteriormente, patente no facebook e site da Câmara Municipal.

Com a atividade “Mostra o Teu Talento” desafiou os celoricenses a gravarem vídeos onde exibem os seus talentos, artes e habilidades, partilhando-os com toda a comunidade num espectáculo virtual.

O Dia do Município é a oportunidade para se homenagear os filhos da terra, que se destacaram nas mais diversas áreas e, que elevaram mais alto o nome da terra que os viu nascer. Na atual conjuntura, é de elementar justiça que, neste feriado nos exultemos com os verdadeiros heróis dos nossos dias, os homens e mulheres que, estiveram e estão, na linha da frente no combate ao coronavírus no município, merecendo por isso, a mais sentida homenagem e aplausos de todos os celoricenses.