Comemoração do 47.º aniversário do 25 de Abril de 1974

Este ano, e devido ao atual contexto de emergência nacional provocado pela pandemia da COVID-19, não se realizou a tradicional homenagem.

As comemorações iniciaram-se junto aos Paços do concelho, onde foram hasteadas as bandeiras. No ato esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, a Presidente da Assembleia Municipal, Denise Fragona, o Comandante do Posto Territorial da GNR de Celorico da Beira, Márcio Cosme e vários elementos do executivo municipal.

O ato solene terminou com a deposição de uma coroa de cravos junto à estátua do soldado de abril, no jardim de Santa Eufémia e onde se prestou a devida homenagem, aos militares/soldados promotores da revolução que alargaram os horizontes ao povo português e lhes devolveu a capacidade de viver e sonhar em liberdade.

O 25 de abril é muito mais do que assinalar um feriado no calendário. É manter viva uma memória, um símbolo, um marco na nossa história coletiva, uma importante conquista de valores como o uso das liberdades, a igualdade de acesso às oportunidades e a democracia participada e plural.