50 Anos 25 Abril 2024

Comemoração | Cinquentenário | 25 de abril

O município de Celorico da Beira celebra o cinquentenário da Revolução dos Cravos, acontecimento de incomensurável importância na História Contemporânea de Portugal, que derrubou as amarras opressivas da ditadura e conquistou a liberdade e a democracia para o povo português.

As comemorações deste ano visam, acima de tudo, não deixar cair no esquecimento, avivar e revisitar memórias com vista a evitar a banalização, procurando enfatizar a relevância histórica do 25 de abril, na sua vertente política, social e económica, para a construção do regime democrático e na condução dos destinos da sociedade.

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974 e dar testemunho da sua importância junto das gerações mais jovens, a Câmara Municipal desenhou um vasto e diversificado programa de atividades, a implementar entre 15 de abril a 21 de junho de 2024, com o propósito de envolver a comunidade escolar, futuros homens e mulheres do amanhã, e os celoricenses em geral.

Assim, as comemorações arrancam no dia 15 de abril com uma exposição no Centro Cultural de “Livros Proibidos e Censurados no Estado Novo” e apresentações na Escola EB 2,3 Sacadura Cabral do filme de fotografias, do fotógrafo da Revolução, o celoricense Alfredo Cunha, “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, musicado por Rodrigo Leão. Da programação, destaque para o espetáculo de música de intervenção “Cantar Abril. Canções Heroicas de Fernando Lopes Graça / Canções de Intervenção de José Afonso”, pelo Grupo Coral de Maçainhas, que terá lugar no dia 24 de abril no Centro Cultural. No feriado (25 de abril), além do habitual hastear da bandeira e da romagem à estátua do Soldado de Abril, será levado a efeito na Biblioteca Municipal, a tertúlia “O Interior nos 50 anos da Revolução dos Cravos”. O Centro Cultural acolhe, dia 27 de abril, à noite, “Serões ao Luar”, da Academia de Música Diplix e, dia 30 de abril, um “Sarau Cultural “ com alunos do Conservatório e o Grupo Musical Feiticeiros de Horos, evento promovido pelo Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.